Apenas a funcionar com 11 enfermeiros distribuídos em três unidades sanitárias, a prestação dos serviços as populações está acima da média, segundo o chefe do Centro Médico de Saúde da Canjala, Joel Honorio Capenda.
Em entrevista ao Uhayele M´ombaka, responsável reconhece haver condições normais depois de reabilitado e apetrechado a unidade sanitária principal da região.
Capenda, apela as entidades competentes no sentido de aumentarem o quadro de enfermeiros e trabalhadores administrativos.
Com uma capacidade instalada para internamento de 10 pacientes, o centro médico possui quatro salas, duas para homens, e outras duas para os serviços de pré-natal e pós parto.
Sendo uma região tropical, a doença mais frequente é a malária, podendo-se notabilizar casos de doenças respiratórias e diarreicas agudas, e sobretudo feridos vítimas de acidentes de viação na estrada nacional número 100.
Diariamente são atendidos em média 8 pacientes,” mas há tempos de enchentes”, sublinha enfatizando.
A quando das campanhas de vacinações de rotina, os voluntários desdobram-se a pé para as distintas povoações e aldeias, apesar dos problemas de transportes, estamos a cumprir, distribuímos o pessoal em toda a comuna.
“ No caso do Lonjombe, os vacinadores partiram hoje (27/05) as 8 horas, acredito que chegarão no final da tarde para começar a trabalhar amanhã sexta e no sábado. Para esta localidade, antes éramos apoiados pela Fapa, que disponibilizava helicóptero para a vacinação”.
No que toca ao corpo médico o responsável avançou que anteriormente dois médicos cubanos asseguravam as consultas, mas neste momento não se fazem presentes, faziam escala de todas as quintas-feira, mas este ano ainda não apareceram”, alertou.
A trabalhar 24 horas dia, o centro necessita ainda de meios de transportes, pessoal administrativo, as três unidades sanitárias funcionam apenas com uma ambulância, que tem apenas um motorista e não tem descanso, exortou finalizando.
O centro médico da Canjala, tem sido um dos locais de assistência de acidentes de viação, e quando isso acontece são assistidos localmente e se haver gravidade são encaminhados directamente para o Hospital Geral do Lobito, sendo a unidade hospitalar mãe.
Canjala, situado a cerca de 91 quilómetros do Lobito, em língua nacional Umbundu significa pouca fome, é uma região agrícola, potencial na produção de óleo de palma, cereias, sorgo e amendoim, a cada dia vai ganhado mais vida para o desenvolvimento e ergue-se com olho no futuro.
Possui uma população estimada em 50 mil habitantes e limita-se a norte com a localidade de Gungu no Kwanza-sul, a nordeste e este com Com uma população estimada em 50 mil habitantes, faz fronteiras com a Comuna da Chila e Cubal do Lumbo (Bocoio), a nordeste e leste, com o Gungu (kwanza-sul), a norte e noroeste com a comuna do Egipto praia, o ponto mais alto da região é a serra do Ingi, e albergou, em tempos de guerra, o Sector Militar Canjala que mais tarde foi transferido para o Bailundo, no Huambo.
Sem comentários:
Enviar um comentário