O município de Menongue, capital sede da província do Kuando Kubango, registou nos últimos cinco meses do ano em curso quatro casos de poliomielite.
A informação foi prestada quinta-feira pelo director provincial da saúde, Fernando Cassanga, no acto local que marcou o lançamento da 3ª fase das 16ª Jornadas Nacionais de Vacinação contra a poliomielite que vão até domingo (dia 29), no bairro Novo, arredores da cidade de Menongue.
Para o director, com estas notificações estão adiadas as expectativas de Angola receber a certificação da interrupção da circulação da pólio.
“Mas, se todas as crianças forem vacinadas, o vírus da poliomielite vai desaparecer. Esta é a razão pela qual nesta campanha montamos uma outra estratégia, de envolver as Forças Armadas Angolanas (FAA) e a Polícia Nacional”, sublinhou.
Segundo Fernando Cassanga, para o alcance das metas, traçou-se como estratégias a advocacia junto do governo local, sob liderança dos quadros seniores do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Consta igualmente à reunião com as autoridades tradicionais do município de Menongue, encontros com os comandantes locais das FAA e da Polícia Nacional, para o recrutamento de efectivos no sentido de serem integrados nas equipas de vacinação, entre outras metas.
Para o Município de Menongue, sede capital da província, onde foram registados os referidos casos, serão vacinados seiscentos e seis mil e cem crianças, menores de cinco anos de idade.
Sem comentários:
Enviar um comentário