Com os objectivos adoptar e institucionalizar as unidades de saúde, dando resposta aos conflitos etico-legais, envolvendo os profissionais de enfermagem no exercício das suas actividades. O ministro da Saúde, José Vieira Dias Van-Dúnem, procedeu hoje, no Namibe, ao empossamento dos membros dos dois comités de ética de enfermagem dos hospitais Ngola-Kimbanda e materno-infantil.
O primeiro comité de ética do hospital provincial Ngola-Kimbanda é composto por quatro membros, tendo uma presidente, um secretário e dois vogais.
O comité do hospital provincial materno-infantil " LIEPY" é composto pelo mesmo número de membros filiados na classe dos enfermeiros no Namibe.
O acto de empossamento aconteceu durante a visita do ministro as duas unidades sanitárias.
Dirigindo-se aos empossados, o ministro afirmou que a classe dos enfermeiros é a mais numerosa do sistema nacional dos serviços de saúde. "Se quisermos ter uma conduta dotada por razões de ética e deontologia aceitável que dentro dos princípios da classe define termos bem claros e os interesses salvaguardados, seremos bem atendidos e nosso bom nome será respeitado", disse.
O ministro apelou os membros eleitos dos dois comités de ética no sentido de trabalhar e adoptar as boas práticas da classe dentro dos referidos hospitais.
O Ministério da Saúde controla mais de dois mil enfermeiros, entre técnicos superiores, médios e básicos no Namibe.
in Angop
Sem comentários:
Enviar um comentário