O consumo excessivo de bebidas alcoólicas tem sido a principal causa dos casos de violência doméstica ocorridos em Angola, afirmou hoje, quinta-feira, em Luanda, o psicólogo Paulo Sebastião.
Falando apropósito das consequências do consumo excessivo de álcool, o psicólogo fez saber que casos de abusos sexuais à menores, conflitos nos lares, homicídios, entre outros actos criminosos, são, na sua maioria, motivados pelo “uso
exagerado de bebidas alcoólicas”.
exagerado de bebidas alcoólicas”.
“O fenómeno do alcoolismo tem causado consequências drásticas na nossa sociedade, dando origem a casos de maridos que matam mulheres, mulheres a matarem maridos, filhos a matarem pais, factos que estão a causar a desintegração das famílias e a influenciarem negativamente no processo de desenvolvimento do país”, deplorou.
De acordo com Paulo Sebastião, as principais causas de percas humanas por acidentes, particularmentes de jovens e em idade reprodutiva, situam-se também no consumo excessivo de bebidas alcoólicas.
Por isso, apelou à sociedade angolana, em particular a juventude, para se impôr numa mobilização e consciencialização no combate ao consumo excessivo de álcool “que desestabiliza a força motriz e as famílias angolanas”.
Aconselhou igualmente as famílias a procurarem sempre as instituições especializadas, para aconselhamentos dos casais, visando diminuir o impacto da violência baseada no género na sociedade.
Sem comentários:
Enviar um comentário