PÁGINA OFICIAL DA DPS BENGUELA

ÓRGÃO OFICIAL DO GABINETE DE COMUNICAÇÃO E IMAGEM DA DIRECÇÃO PROVINCIAL DA SAÚDE DO GOVERNO DE BENGUELA.



SEJAM BEM-VINDOS AO NOSSO PORTAL DE INFORMAÇÃO, OBRIGADO PELA OPÇÃO. DISFRUTE DE TODA INFORMAÇÃO SOBRE A VIDA SANITÁRIA DA PROVÍNCIA DE BENGUELA.

ESPERAMOS QUE LHE POSSAMOS SER ÚTIL. FELIZ ANO NOVO E MUITAS BOAS REALIZAÇÕES NO ANO DE 2012.



sábado, 21 de maio de 2011

Seropositivos clamam por mais locais de distribuição de medicamentos

Os seropositivos residentes no município do Cazenga, em Luanda, lamentaram hoje (sexta-feira) o facto de existir, na localidade, apenas uma instituição sanitária para a distribuição de retrovirais.
 
O secretário executivo do Fórum de Apoio e Prevenção da Sida (Fojasida), Nelson Pedro, que falava à Angop, em nome dos associados, adiantou que os portadores do vírus enfrentam dificuldades para se deslocarem ao único local onde estão disponíveis os medicamentos.
 
O activista lembrou que o município do Cazenga, dada a sua extensão geográfica, deveria contar com mais locais de distribuição de medicamentos, para facilitar os beneficiários que vivem distante do Hospital dos Cajueiros.

"A existência de apenas um sítio de distribuição de retrovirais tem estado a desencorajar muitos utentes, principalmente aqueles que vivem distante", explicou.

Fez saber que o apoio e a protecção do seropositivo deve começar na família, mas as pessoas portadoras do Vih/sida, controlados pela organização, tem dificuldades para chegar ao hospital para receber os medicamentos, pois alguns se encontram debilitados fisicamente e não conseguem chegar ao hospital.

Nelson Pedro disse que a sua organização pensa, daqui em diante, criar, em cada família, um activista, de modo a que sejam promovidos debates no seio das famílias.

O responsável informou que a Ong realiza com frequência palestras nas escolas, por ser um espaço de maior concentração de jovens, que são os mais vulnerável ao Hih/sida, e nos centros de saúde, durante as consultas pré-natais.

Adiantou que numa outra fase do projecto, a ong vai trabalhar especificamente com crianças infectadas ou afectadas pelo  Vih/Sida, porque se nota que muitas pessoas com sida acabam por morrer e na sua maioria crianças por falta de orientação.

A fojasida é uma organização filantrópica sem fins lucrativos e existe a mais de seis anos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOSSO ARQUIVO

NOSSOS VISITANTES