PÁGINA OFICIAL DA DPS BENGUELA

ÓRGÃO OFICIAL DO GABINETE DE COMUNICAÇÃO E IMAGEM DA DIRECÇÃO PROVINCIAL DA SAÚDE DO GOVERNO DE BENGUELA.



SEJAM BEM-VINDOS AO NOSSO PORTAL DE INFORMAÇÃO, OBRIGADO PELA OPÇÃO. DISFRUTE DE TODA INFORMAÇÃO SOBRE A VIDA SANITÁRIA DA PROVÍNCIA DE BENGUELA.

ESPERAMOS QUE LHE POSSAMOS SER ÚTIL. FELIZ ANO NOVO E MUITAS BOAS REALIZAÇÕES NO ANO DE 2012.



terça-feira, 10 de maio de 2011

Enfermeiros devem fazer diagnósticos sobre transtornos metabólicos dos diabéticos

Os enfermeiros que lidam com pessoas diabéticas foram aconselhados segunda-feira, em Luanda, a primarem pelo diagnóstico relacionado com os transtornos metabólicos, por formas a oferecerem melhor tratamento aos doentes.

De acordo com o médico endocrinologista, Gerardo de La Cruz Garcia, que apresentou o tema “O processo de enfermagem no doente diabético, cuidados gerais” durante uma palestra em alusão as comemorações do dia internacional do enfermeiro, a celebrar-se a 12 de Maio do corrente ano, este diagnóstico vai fornecer dados que conduzirão melhor tratamento ao paciente.
  
O enfermeiro, acrescentou o especialista, não se deve comportar como uma máquina que segue somente as instruções do médico, mas sim o técnico que todos os dias procura superar os seus conhecimentos, detectando possíveis erros médicos e estar a altura de dar solução aos mesmos.

 “O enfermeiro deve redobrar a atenção, para além dos conhecimentos que tem, na identificação dos tipos de diabetes para proporcionar o tratamento adequado, bem como saber o tipo do insulina a ministrar, a agulha a usar, pois o paciente diabético carece de cuidados por se tratar de uma doença que acompanha a pessoa pelo resto da sua vida e acarreta consigo outras enfermidades”, explicou.

Segundo o médico, por se tratar de pacientes dependentes a insulina para se manterem, os enfermeiros devem, com paciência, ministrar a prescrição médica na hora indicada e com as doses certas, tendo em conta que algumas delas são feitas em jejum.
  
Para o especialista, o não cumprimento dos tratamentos por parte dos técnicos faz com que o paciente permanece no hospital e de forma geral o resultado é a morte do doente, daí que para além do tratamento atempado o especialista deve saber identificar a insulina de reacção rápida da de reacção lenta, que diferem em cristalizada a rápida e leitosa a lenta, o que garante um tratamento por grau de patologia.
  
Para o endocrinólogo, a aplicação da insulina deve ser com seringa por ser mais fácil e menos dispendiosa para os pacientes, por formas a não sacrificar o paciente a mesma não pode ser aplicada no mesmo lugar porquanto o corpo humano tem 14 locais para efeito, pois um dos problemas que enferma os diabéticos é o de pele.

Diabetes mellitus é uma doença metabólica caracterizada por um aumento anormal do açúcar ou glicose no sangue. Quando não tratada adequadamente, causa doenças tais como infarto do coração, derrame cerebral, insuficiência renal, problemas visuais e
lesões de difícil cicatrização, dentre outras complicações.

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOSSO ARQUIVO

NOSSOS VISITANTES