O embaixador do Japão em Angola, Kazuhiko Koshikawa procedeu hoje, quinta-feira, em Luanda, a entrega simbólica de vacinas contra a pólio, no valor de 4.723 milhões de dólares, ao Ministério da Saúde (Minsa).
A oferta foi entregue à vice-ministra da Saúde, Evelise Fresta e faz parte da contribuição financeira do Governo do Japão para a erradicação da pólio, que permitiu a compra de cerca de 20 milhões de doses de vacinas anti-pólio.
Com estas vacinas, o Executivo e seus parceiros têm vindo a aumentar o número de crianças vacinadas em todo o país, atingindo a meta de cerca de 5,8 milhões e oitocentas por campanha, durante as jornadas realizadas nos meses de Março e de Abril, e espera-se atingir a mesma cifra, na próxima etapa, a realizar-se no final deste mês.
As vacinas financiadas pelo Governo do Japão vão servir também, para as sub-jornadas de vacinação contra a poliomielite até Fevereiro de 2012, nas províncias consideradas de maior risco de contaminação do pólio vírus: Benguela, Moxico, Huambo, Kwanza Sul, Luanda, Kuando Kubango e Malanje.
De acordo com o representante da Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Koenraad Vanormelingen, o governo do Japão tem vindo de maneira consistente desde muitos anos, a apoiar a melhoria da sobrevivência das crianças angolanas.
“Os fundos que recebemos do governo do Japão, demonstram o forte e contínuo compromisso para erradicarmos a pólio, e é uma prova de solidariedade internacional”, disse.
Angola tem vindo a realizar muitos progressos na vacinação contra a pólio, 12 das 18 províncias apresentaram taxas de mais de 90 porcento de crianças vacinadas na penúltima campanha nacional, que teve lugar entre os dias 25 a 27 de Março.
Apesar disso, a média nacional de sete porcento de crianças não vacinadas, de acordo com os dados do relatório da monitoria pós-campanha, fica acima da meta recomendada nos padrões internacional de cinco por cento.
Sem comentários:
Enviar um comentário