PÁGINA OFICIAL DA DPS BENGUELA

ÓRGÃO OFICIAL DO GABINETE DE COMUNICAÇÃO E IMAGEM DA DIRECÇÃO PROVINCIAL DA SAÚDE DO GOVERNO DE BENGUELA.



SEJAM BEM-VINDOS AO NOSSO PORTAL DE INFORMAÇÃO, OBRIGADO PELA OPÇÃO. DISFRUTE DE TODA INFORMAÇÃO SOBRE A VIDA SANITÁRIA DA PROVÍNCIA DE BENGUELA.

ESPERAMOS QUE LHE POSSAMOS SER ÚTIL. FELIZ ANO NOVO E MUITAS BOAS REALIZAÇÕES NO ANO DE 2012.



sexta-feira, 10 de junho de 2011

Abertas oficialmente primeiras jornadas científicas do HCB

As jornadas científicas do hospital central de Benguela, foram aberta, esta sexta-feira, pelo Director provincial de Saúde Valentino Aurélio Caliengue, que louvou a realização do evento.
Ao intervir no acto que decorre na sala de reuniões do hospital central de Benguela, o director do hospital central de Benguela, Eduardo Kedisobua realçou que a realização das jornadas deve marcar um sinal na vida de cada um dos técnicos de saúde como uma “cicatriz” que o cirurgião plástico nunca conseguirá tirar.
Por sue turno o director provincial de Saúde, Dr. Valentino Aurélio Kaliengue, considerou as jornadas científicas do hospital central de Benguela, serem um passo conquistado como compromisso e tónica para mudança de melhoria dos serviços de saúde que os profissionais de saúde estão “condenados” a oferecer a população de Benguela e não só.
O medicou sublinhou que são desses sinais que vão animando a classe para a busca da ciência no hospital, em primeiro lugar, e na província para que seja um exemplo para o país que está voltado para o desenvolvimento de todas as áreas.
“ A ciência médica é universal e por isso, aqui estamos todos a falar a mesma língua, angolanos, cubanos, soviéticos, coreanos e outros que a sociedade e o nosso governo nos oferecer para serem a solução dos problemas do povo na vertente de saúde”, acentuou.
 Por isso, acrescentou, vai-se testemunhando com orgulho, dedicação e entrega o crescimento da província Benguela no que, a saúde, diz respeito.
Sustentou o seu discurso por o hospital ser uma referência na região centro e sul do país, devido aos serviços de oftamologia que oferece, de forma gratuita, a população de todos cantos do mundo. Por estar a efectuar serviços de cirurgia plástica que o país está a começar agora e o hospital de Benguela ser o primeiro. Do médico endocrenologistas e do neurocirurgião, que tem dado muita felicidade a população.
A abertura desses serviços aos poucos vai adiando transferência de muitos pacientes de Benguela para outras localidades.
Valentino Caliengue salientou ainda que com a realização das primeiras jornadas científicas do hospital de Benguela vai possibilitar o crescimento da ciência, habilidades e aumentar a capacidade de prestação de serviços.
Manifestou a necessidade de se continuar animar os estudantes da Faculdade de Medicina, através da conquista de novas especialidades para eles e para passar a experiencia a novas gerações neste ramo da ciência.
Deu a conhecer que os melhores temas serão encaminhados para as jornadas provinciais e as melhores condutas serão estandartizadas como forma de actuação em Benguela.
Caliengue referiu ainda que os temas têm implicações a todos os níveis, desde o empregado de limpeza ao médico, passando pelos enfermeiros com vista a ficarem interligados com os outros.
 
“ Somos poucos deixem-nos fazer advocacia para que sejemos muitos, mas deixai que está flor da faculdade frutifique e seja suficiente, não só para Benguela como para esta região, como são os intentos do governo”.
Aproveitou a ocasião de passar a saudação do governador provincial, Armando da Cruz Neto, a todos técnicos pela realização dessas jornadas.
“Que me orientou a fazer a vez dele aqui, tinha muito gosto de fazer abertura, pelo amor e dedicação que tem para com este hospital como sinal do compromisso da sua governação para com os doentes em Benguela, tenham a saudação dele e os resultados sejam depois reportados como satisfação e também compromisso dele na marcha para o desenvolvimento e melhoria de questões orçamentais”.
Participam do certame técnicos de saúde da província de Benguela e convidados da Huíla, Huambo, Bié e Kwanza-sul.

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOSSO ARQUIVO

NOSSOS VISITANTES