PÁGINA OFICIAL DA DPS BENGUELA

ÓRGÃO OFICIAL DO GABINETE DE COMUNICAÇÃO E IMAGEM DA DIRECÇÃO PROVINCIAL DA SAÚDE DO GOVERNO DE BENGUELA.



SEJAM BEM-VINDOS AO NOSSO PORTAL DE INFORMAÇÃO, OBRIGADO PELA OPÇÃO. DISFRUTE DE TODA INFORMAÇÃO SOBRE A VIDA SANITÁRIA DA PROVÍNCIA DE BENGUELA.

ESPERAMOS QUE LHE POSSAMOS SER ÚTIL. FELIZ ANO NOVO E MUITAS BOAS REALIZAÇÕES NO ANO DE 2012.



terça-feira, 14 de junho de 2011

Sociedade aconselhada a combater anemia falciforme


A  médica pediátrica Brígida Santos realçou hoje, em Luanda, a mudanças de hábitos sociais, bem como a combinação de esforços do Governo e da sociedade civil, tendo em conta o actual quadro da doença falciforme no país.

Segundo a especialista, que teceu tal ponto de vista à Angop, a propagação da patologia impõe uma maior reflexão e atenção de todos.

Diante deste factor, Brígida Santos disse que o país está diante de um grave problema de saúde pública que carece de maior atenção, quer internamente quer a nível da Organização Mundial da Saúde (OMS).
  
A anemia falciforme é uma doença genética, hereditária e incurável que afecta a hemoglobina, fazendo com que os glóbulos vermelhos percam a sua elasticidade, tornando-se rígidos e com formato de foice. Dessa maneira, estes glóbulos agregam-se e obstruem a passagem do sangue nos pequenos vasos em diferentes partes do corpo.
  
Entre os sinais e sintomas destacam-se as dores constantes nos ossos, músculos e articulações, o cansaço e as úlceras (feridas) nas pernas.  

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 300 mil crianças nascem anualmente no mundo com anemia falciforme, enquanto a patologia é a causa de cerca de cinco porcentos das mortes de crianças menores de cinco anos em África.

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOSSO ARQUIVO

NOSSOS VISITANTES