PÁGINA OFICIAL DA DPS BENGUELA

ÓRGÃO OFICIAL DO GABINETE DE COMUNICAÇÃO E IMAGEM DA DIRECÇÃO PROVINCIAL DA SAÚDE DO GOVERNO DE BENGUELA.



SEJAM BEM-VINDOS AO NOSSO PORTAL DE INFORMAÇÃO, OBRIGADO PELA OPÇÃO. DISFRUTE DE TODA INFORMAÇÃO SOBRE A VIDA SANITÁRIA DA PROVÍNCIA DE BENGUELA.

ESPERAMOS QUE LHE POSSAMOS SER ÚTIL. FELIZ ANO NOVO E MUITAS BOAS REALIZAÇÕES NO ANO DE 2012.



domingo, 5 de junho de 2011

Médico diz que cigarro é problema social

O cigarro é um problema social, porque as crianças assistem os adultos a fumar, criam curiosidade e quando atingem a puberdade vai experimentando até criar o hábito, afirmou hoje, sexta-feira, o especialista em medicina interna, Afonso Wete.

De acordo com o médico, os adultos não devem fumar perto de crianças nem manda-las comprar cigarros, para evitar que no futuro elas os emitem.

Acrescentou que um por cento de doentes com câncer do pulmão possui antecedentes de fumador, apesar de afectar também a laringe, a boca e a língua.

Outras doenças que podem surgir devido ao cigarro são a bronquite crónica e enfisema pulmonar.

A tuberculose pulmonar tem por vezes como causa a nicotina, bem como o enfarte do miocárdio. O cigarro pode ainda alterar a circulação sanguínea, que pode levar a amputação dos membros inferiores.

Para Afonso Wete, uma mulher grávida exposta ao fumo do tabaco pode ter um parto prematuro, mas se o bebé nascer tem baixo peso, com imunidades baixas, e fica propenso à infecções. Os filhos de fumadores são propensos a renite, asma alérgica e bronquite.

Aos homens, o cigarro pode criar impotência sexual, por limitação da circulação do sangue.

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOSSO ARQUIVO

NOSSOS VISITANTES