PÁGINA OFICIAL DA DPS BENGUELA

ÓRGÃO OFICIAL DO GABINETE DE COMUNICAÇÃO E IMAGEM DA DIRECÇÃO PROVINCIAL DA SAÚDE DO GOVERNO DE BENGUELA.



SEJAM BEM-VINDOS AO NOSSO PORTAL DE INFORMAÇÃO, OBRIGADO PELA OPÇÃO. DISFRUTE DE TODA INFORMAÇÃO SOBRE A VIDA SANITÁRIA DA PROVÍNCIA DE BENGUELA.

ESPERAMOS QUE LHE POSSAMOS SER ÚTIL. FELIZ ANO NOVO E MUITAS BOAS REALIZAÇÕES NO ANO DE 2012.



quarta-feira, 1 de junho de 2011

Director regional da OMS alerta para riscos de consumo de tabaco

O consumo de tabaco continua a ser responsável por noventa porcento dos casos de cancro do pulmão e setenta de bronquite crónica e enfisema, alertou esta terça-feira o director regional da Organização Mundial da Saúde, Luís Sambo, por ocasião do Dia Mundial sem Tabaco, que hoje se comemora.

De acordo com Luís Sambo, na sua mensagem em prol da efeméride a que a Angop teve acesso hoje, em Luanda, o tabaco é ainda responsável por 25 porcento de doença cardíaca isquémica.

“Além disso, o dinheiro gasto no tabaco é muitas vezes dinheiro que pode ser melhor gasto em necessidades essenciais como habitação, educação e alimentação”, assegurou o responsável, referenciando sobre o impacto económico originado pelo seu consumo, bem como a perda de produtividade e morte precoce que pode propiciar.

O médico disse ainda que o consumo deste produto contribui para o fardo da pobreza, atraso no desenvolvimento nacional e num aumento das desigualdades em termos de saúde. “Por conseguinte, o controlo do tabaco é não apenas uma prioridade de saúde pública mas também uma questão fundamental do desenvolvimento”, disse.

O tema do Dia Mundial Sem Tabaco deste ano é: A Convenção-Quadro para a Luta Antitabágica.

A Convenção-Quadro foi adoptada em resposta à globalização da epidemia do tabaco, incluindo o elevado e crescente número de doenças e mortes associadas ao tabaco, sobretudo em países de baixos e médios rendimentos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOSSO ARQUIVO

NOSSOS VISITANTES