Minervina Van-dúnem Chefe de Secção de enfermagem do HGB |
Decorre de 7 a 9 de Junho no hospital central de Benguela um curso sobre o diagnóstico da malária simples, grave e complicada, Bioseguridade hospitalar e também sobre o manuseio terapêutico dos pacientes do VIH/SIDA, de acordo com a comissão organizadora das jornadas cientificas, Feliciano Chissoca.
De acordo ao programa a que o Uhayele M´ombaka teve acesso, o primeiro curso terá como formador o coordenador nacional adjunto da luta contra a malária, Nilton Saraiva, que abordou sobre questões preliminares da malária, Malária simples, Controlo da malária na gravidez, Malária grave e complicada, e o Diagnóstico laboratorial da doença.
O certame que conta com 50 participantes, entre médicos, enfermeiros, técnicos de laboratórios, estudantes de medicina e terá a durou um dia na sala de reuniões do HCB, terça-feira última.
No dia 8, quarta-feira, a formação teve a cargo do Licenciado, Miralis Rodrigues Garcia, que em 4 horas, com 30 participantes, teceu considerações sobre os princípios gerais e básicos, utilização de meios (medidas de precaução), aislamentos e tipos, medidas gerais de biosseguridade nos laboratórios, e outros procederes.
Hoje, os 30 participantes estivaram com Dr. Reynaldo L. M. Capotte, médico do II grau, medicina interna e professor titular que falou sobre “O manuseio terapêutico dos doentes de VIH/SIDA”, da classificação dos pacientes, classificação dos medicamentos, indicação do tratamento, resposta do tratamento, tratamentos das enfermidades oportunistas.
Sem comentários:
Enviar um comentário