PÁGINA OFICIAL DA DPS BENGUELA

ÓRGÃO OFICIAL DO GABINETE DE COMUNICAÇÃO E IMAGEM DA DIRECÇÃO PROVINCIAL DA SAÚDE DO GOVERNO DE BENGUELA.



SEJAM BEM-VINDOS AO NOSSO PORTAL DE INFORMAÇÃO, OBRIGADO PELA OPÇÃO. DISFRUTE DE TODA INFORMAÇÃO SOBRE A VIDA SANITÁRIA DA PROVÍNCIA DE BENGUELA.

ESPERAMOS QUE LHE POSSAMOS SER ÚTIL. FELIZ ANO NOVO E MUITAS BOAS REALIZAÇÕES NO ANO DE 2012.



quinta-feira, 9 de junho de 2011

Formação em massa no HCB



Minervina Van-dúnem Chefe de
Secção de enfermagem do HGB

Decorre de 7 a 9 de Junho no hospital central de Benguela um curso sobre o diagnóstico da malária simples, grave e complicada,  Bioseguridade hospitalar e também sobre o manuseio terapêutico dos pacientes do VIH/SIDA, de acordo com a comissão organizadora das jornadas cientificas, Feliciano Chissoca.

De acordo ao programa a que o Uhayele M´ombaka teve acesso, o primeiro curso terá como formador o coordenador nacional adjunto da luta contra a malária, Nilton Saraiva, que abordou sobre questões preliminares da malária, Malária simples, Controlo da malária na gravidez, Malária grave e complicada, e o Diagnóstico laboratorial da doença.
O certame que conta com 50 participantes, entre médicos, enfermeiros, técnicos de laboratórios, estudantes de medicina e terá a durou um dia na sala de reuniões do HCB, terça-feira última.

No dia 8, quarta-feira, a formação teve a cargo do Licenciado, Miralis Rodrigues Garcia, que em 4 horas, com 30 participantes, teceu considerações sobre os princípios gerais e básicos, utilização de meios (medidas de precaução), aislamentos e tipos, medidas gerais de biosseguridade nos laboratórios, e outros procederes.

Hoje, os 30 participantes estivaram com Dr. Reynaldo L. M. Capotte, médico do II grau, medicina interna e professor titular que falou sobre “O manuseio terapêutico dos doentes de VIH/SIDA”,  da classificação dos pacientes, classificação dos medicamentos, indicação do tratamento, resposta do tratamento, tratamentos das enfermidades oportunistas.



Sem comentários:

Enviar um comentário

NOSSO ARQUIVO

NOSSOS VISITANTES