PÁGINA OFICIAL DA DPS BENGUELA

ÓRGÃO OFICIAL DO GABINETE DE COMUNICAÇÃO E IMAGEM DA DIRECÇÃO PROVINCIAL DA SAÚDE DO GOVERNO DE BENGUELA.



SEJAM BEM-VINDOS AO NOSSO PORTAL DE INFORMAÇÃO, OBRIGADO PELA OPÇÃO. DISFRUTE DE TODA INFORMAÇÃO SOBRE A VIDA SANITÁRIA DA PROVÍNCIA DE BENGUELA.

ESPERAMOS QUE LHE POSSAMOS SER ÚTIL. FELIZ ANO NOVO E MUITAS BOAS REALIZAÇÕES NO ANO DE 2012.



quinta-feira, 9 de junho de 2011

Receitas médicas ilegíveis podem colocar em risco vida de pacientes

Os médicos devem ser mais cautelosos ao passarem as suas prescrições médicas, de formas a orientar melhor os pacientes e farmacêuticos, frisou hoje, em Luanda, a médica de clínica geral do Centro Médico Emanuel, Adelaide Cunha.

Adelaide Cunha disse que são inúmeras receitas ilegíveis, borradas, com apenas uma letra compreensível dificultando o uso correcto e os cuidados quanto a substituição dos medicamentos prescritos.

"O receituário é feito para o paciente, é ele quem vai tomar o remédio. Até nós quando nos deparamos com receitas de outros médicos também sentimos dificuldades, quanto mais essa pessoa", explica.

Acrescentou ainda que ao emitir um documento ilegível, o profissional trata o paciente sem consideração, podendo trazer-lhe dificuldades no aviamento da receita ou mesmo danos caso ocorra o uso de medicamentos errados ou de forma incorrecta.

Segundo a especialista, receitas ilegíveis pode fazer com que a farmacêutica faça a entrega de um medicamento não prescrito e o paciente sem conhecimento tomá-lo em seguida.

A responsável apelou as pessoas que não entenderem a caligrafia, no momento da consulta, a questionarem o médico sobre as suas inquietações para o seu esclarecimento.

"É melhor perguntar se não está a entender o que é 8 sobre 8 ou o que é 12 sobre 12 e que gostaria que a médica escrevesse mesmo quanto tempo vai durar a medicação pois é isso que está a faltar", aconselhou.

A fonte exortou os seus colegas a escreverem melhor ou se possível desenhar as letras e mostrar também ao paciente para ler, para ver se o paciente entendeu.
In: Angop

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOSSO ARQUIVO

NOSSOS VISITANTES