PÁGINA OFICIAL DA DPS BENGUELA

ÓRGÃO OFICIAL DO GABINETE DE COMUNICAÇÃO E IMAGEM DA DIRECÇÃO PROVINCIAL DA SAÚDE DO GOVERNO DE BENGUELA.



SEJAM BEM-VINDOS AO NOSSO PORTAL DE INFORMAÇÃO, OBRIGADO PELA OPÇÃO. DISFRUTE DE TODA INFORMAÇÃO SOBRE A VIDA SANITÁRIA DA PROVÍNCIA DE BENGUELA.

ESPERAMOS QUE LHE POSSAMOS SER ÚTIL. FELIZ ANO NOVO E MUITAS BOAS REALIZAÇÕES NO ANO DE 2012.



quinta-feira, 9 de junho de 2011

Falta de enfermeiros preocupa autoridades tradicionais na Equimina


Admin da Baía-Farta, Maria João cumprimentando
 o Embaixador da União Europeia
O colectivo de autoridades tradicionais da comuna da Equimina, muncipio da Baía-farta, 28 quilómetros de Benguela, manifestam total preocupação por falta de enfermeiros para fazer face os diferentes casos de saúde que têm vindo a surgir no seio das populações a nível da localidade.

A preocupação foi apresentada nessa quarta feira, dia 01 de Junho de 2011, pelo soba da sede comunal, Candumbo Ciliar que apontou também a necessidade de uma ambulância para apoiar os doentes da comuna para a sede de Benguela em caso de situações graves, tendo de igual modo, avançado a necessidade de se melhorar a via, que liga a sede do Dombe-grande a comuna da Equimina, assim como, da comuna para as povoações.

Candumbo Ciliar afirmou que enquanto durar a ausência de uma ambulância para acudir a comuna, as populações continuarão a fazer deslocações nos camiões de cargas pesadas, (carvoeiros), constituindo perigo eminente para a vida das mesmas.

De acordo com o soba apesar de ser o único centro na comuna reconhece não haver falta de medicamentos capaz de atender as preocupações das populações, “apenas precisamos do que já disse anteriormente e o aumento de técnicos de saúde nas diversas especialidades”, realçou.

Em entrevista ao Uhayele M´ombaka o responsável do Centro de Saúde da referida comuna, José César Mendes, defendeu que apesar da falta de uma ambulância para a evacuação de doentes graves o centro funciona razoavelmente e os técnicos têm sabido dar resposta as diversas situações de Saúde das populações que afluem na referida unidade sanitária.

César Mendes afirmou que o centro trabalha com 3 técnicos, dos quais, 2 enfermeiros e um responsável e tem sido tratado patologias diversas com maior relevância, a malária, as parasitoses, doenças hipertensivas, doenças diarreicas e nesta época de frio, as doenças de fórum respiratório.

Acrescentou que a unidade sanitária funciona 24 horas todos os dias úteis, atendendo entre 18 a 25 pacientes por dia.

“Maior parte dos utentes são provenientes das praias longínquas e com patologias bastante avanças o que tem obrigado muitas vezes a evacuação imediata dos mesmos para o hospital Geral de Benguela, para além das situações que tem merecido tratamento a nível local”, enfatizou.

A nossa reportagem constatou que o Centro possui uma sala do Programa Alargado de Vacinações (PAV), uma farmácia, banco de urgência, uma sala de partos (puericultura), dois consultórios um para crianças e outro para adultos, pediatria, sala de Saúde Reprodutiva, laboratório de análises clínicas, secretária, enfermaria para homens e mulheres, totalmente equipados.

Para a cobertura total da situação de saúde das populações a nível da comuna, o responsável apresentou a necessidade de um aumento de 8 técnicos de clínica geral e três técnicos para cada uma das povoações.

Apesar do insuficiente número de técnicos para a cobertura populacional a nível da comuna César Mendes sublinhou que foram alcançados bastantes êxitos durante a campanha de vacinação passada.

“Durante a vacinação contra a poliomielite de 46 mil crianças, dos zero aos cinco anos, acção que contou com o apoio da administração local e da associação de pescadores artesanais”, explicou.

De igual modo afirmou que “ no âmbito da municipalização dos serviços de saúde, mensalmente têm sido distribuídos cerca de 20 a 30 mosquiteiros à mulheres grávidas, assim como, tem sido aplicado vacinas de rotina para a disparasitação das crianças no quadro do programa da saúde preventiva.

O Administrador comunal, Francisco Nicodemos, não escondeu a sua satisfação pelas condições de trabalho que o centro médico oferece, bem como, pelo abastecimento regular de medicamentos para dar cobro as enfermidades que assolam a população da comuna. De acordo com o responsável, em termos de assistência médica e medicamentosa, o centro medico tem dado resposta pontual as situações de saúde das populações, faltando apenas uma ambulância para a evacuação de doentes em situação grave igualmente o aumento de técnicos.

A comuna da Equímina, possui uma população estimada em 4.673 mil habitantes, tendo como actividade principal a pesca e a agropecuária, localizada a 113 quilómetros a sul do município sede da Baia farta, é fronteira sul da província de Benguela com a do Namíbe .

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOSSO ARQUIVO

NOSSOS VISITANTES