PÁGINA OFICIAL DA DPS BENGUELA

ÓRGÃO OFICIAL DO GABINETE DE COMUNICAÇÃO E IMAGEM DA DIRECÇÃO PROVINCIAL DA SAÚDE DO GOVERNO DE BENGUELA.



SEJAM BEM-VINDOS AO NOSSO PORTAL DE INFORMAÇÃO, OBRIGADO PELA OPÇÃO. DISFRUTE DE TODA INFORMAÇÃO SOBRE A VIDA SANITÁRIA DA PROVÍNCIA DE BENGUELA.

ESPERAMOS QUE LHE POSSAMOS SER ÚTIL. FELIZ ANO NOVO E MUITAS BOAS REALIZAÇÕES NO ANO DE 2012.



terça-feira, 14 de junho de 2011

Mundo comemora terça-feira o Dia do Doador de Sangue


O Dia Mundial do Doador de Sangue é comemorado todos os anos no dia 14 de Junho com o objectivo de sensibilizar a sociedade para a necessidade de sangue inócuo e seus derivados para transfusões e para a importante contribuição dos doadores voluntários.
    
A efeméride deve-se a uma proposta apresentada a Organização Mundial da Saúde (OMS) pela Federação Internacional das Organizações de Doadores de Sangue (FIODS) em parceria com a Federação Internacional da Cruz Vermelha e das Sociedades do Crescente Vermelho e apoiadas pela Sociedade Internacional da Transfusão Sanguínea (ISBT).
  
A proposta recebeu aceitação por parte da OMS, tendo esta entidade, oficialmente ratificado a posição relativamente a efeméride na última Assembleia Geral, realizada em Maio de 2005, quando os ministros da Saúde de todo o Mundo subscreveram uma declaração unânime de apoio à dádiva de sangue não remunerada.

Assim, foi decidido homenagear o cientista e médico austríaco  Karl Landsteiner, precursor da transfusão sanguínea, que nasceu no dia 14 de Junho de 1868.

Ele descobriu o sistema dos grupos sanguíneos AB0 e abriu as portas à transfusão. Por esta razão, foi premiado com o Nobel da Medicina em 1930.
  
No Dia Mundial do Doador de Sangue, que se comemora este ano sob o lema “Mais sangue, mais vidas”, a comunidade mundial reconhece o papel especial de salvador de vidas dos dadores não remunerados.

Segundo dados estatísticos da OMS, todos os anos, mais de 500 mil mulheres morrem desnecessariamente durante a gravidez ou o parto, das quais 99 porcento ocorrem em países em desenvolvimento.
  
 “Uma perda de sangue grave não tratada pode matar mesmo uma pessoa saudável num espaço de duas horas.
  
O acesso ao sangue seguro pode chegar a evitar um quarto de todas as mortes por falta de sangue”, segundo a OMS.
   
Em Angola, a comemoração da data inclui a realização de visitas de grupos de doadores de sangue à unidades de saúde, actividades desportivas envolvendo profissionais da saúde e dadores voluntários de sangue e actividades de educação para a saúde sobre a importância da dádiva de sangue e o sangue seguro.

Segundo dados do Centro Nacional de Sangue, publicados 2009, Angola necessitava de pelo menos 100 mil doadores voluntários, para satisfazer a procura de sangue nas suas unidades hospitalares.





Sem comentários:

Enviar um comentário

NOSSO ARQUIVO

NOSSOS VISITANTES