PÁGINA OFICIAL DA DPS BENGUELA

ÓRGÃO OFICIAL DO GABINETE DE COMUNICAÇÃO E IMAGEM DA DIRECÇÃO PROVINCIAL DA SAÚDE DO GOVERNO DE BENGUELA.



SEJAM BEM-VINDOS AO NOSSO PORTAL DE INFORMAÇÃO, OBRIGADO PELA OPÇÃO. DISFRUTE DE TODA INFORMAÇÃO SOBRE A VIDA SANITÁRIA DA PROVÍNCIA DE BENGUELA.

ESPERAMOS QUE LHE POSSAMOS SER ÚTIL. FELIZ ANO NOVO E MUITAS BOAS REALIZAÇÕES NO ANO DE 2012.



domingo, 19 de junho de 2011

Anemia Falciforme constitui problema primordial para a saúde pública

A vice-ministra da Saúde, Evelise Frestas, afirmou hoje, domingo, em Luanda, que a Anemia de Células Falciforme constitui um problema de saúde pública em Angola e na região africana em geral, sendo o seu combate uma questão primordial.

Evelise Frestas falava no acto de comemoração de 19 de Junho, Dia Mundial da Anemia Falciforme, por deliberação de 2008 da Assembleia Geral das Nações Unidas, realizado hoje, no Cine Atlântico.

A executiva salientou ainda que a maioria das complicações e da mortalidade associada a esta doença ocorre em crianças menores de cinco anos, adolescentes e grávidas, pelo que são serviços de pediatria, obstetrícia e hemoterapias que no país acompanham mais intimamente.

“Queremos aqui destacar o centro de apoio ao doente anemia do hospital pediátrico "David Bernardino" e, como parceiro da sociedade civil, a Sociedade Angolana de hemotologia (SAHEMA).

A responsável adiantou que o Ministério da Saúde pauta a sua intervenção no domínio desta patologia pela resolução WHA59.20 da Assembleia das Nações Unidas de 27 de Maio de 2006 e pela estratégia para a Região Africana recentemente adoptada.

Frisou ainda que tal intercessão centra-se num conjunto de ingerência para reduzir a doença: aumento do alerta, prevenção da doença e detecção precoce, incluindo como intervenções, o aumento da acessibilidade e o reforço do sistema e dos cuidados de saúde.

Por fim, felicitou os promotores da iniciativa da sua comemoração, e todos os que, com o seu trabalho voluntário, contribuíram para a
sua organização mobilizando toda a sociedade para este importante problema de saúde que é a anemia falciforme.

Segundo a pediatra do hospital "David Bernardino", Brígida Santos, actualmente são controlados a nível de Luanda cerca de 10 mil doentes de células falciformes.

Disse que os cuidados são predominantemente de prevenção das infecções, desidratação, evitar esforços físicos, salientando que tudo isso desencadeia as crises.

Para a também presidente da Sociedade Angolana de Hematologia (SAEMA), o número acima referido deve-se a  grande informação que as pessoas têm recebido, que faz com que recorram as unidades sanitárias.

“Em função deste grande número de doentes nós temos informado aos pais portadores a possibilidades de terem mais filhos doentes, por formas sensibiliza-los e explica-los sobre os seus perigos sendo a última decisão dos mesmos”, frisou.

De acordo com a nutricionista da clínica multiperfil, Maria Nelma, os pacientes tripanossiticos devem ter uma dieta equilibrada, com os alimentos como macro nutrientes hidratos, proteínas e os micros nutrientes como minerais e vitaminas.

Chamou a atenção aos doentes desta patologia no consumo exagerado do ferro, justificando que o mesmo acelera as crises.

Aconselhou a todos as pessoas doentes de anemia falciforme a procurarem um nutricionista para aprender a balancear a sua alimentação e fortificar o seu organismo.


Sem comentários:

Enviar um comentário

NOSSO ARQUIVO

NOSSOS VISITANTES