A directora do Hospital Municipal de Benguela, Teresa Paulo, anunciou, no fim-de-semana, que a unidade sanitária vai, nos próximos dias, começar a funcionar em regime permanente, dada a afluência de pacientes que se regista diariamente.
Em declarações ao Uhayele M´ombaka, a responsável disse que a adopção do funcionamento ininterrupto visa ainda descongestionar o Hospital Geral de Benguela (HGB) e aumentar o leque de serviços prestados aos doentes.
Neste momento, frisou, o Hospital Municipal de Benguela atende pelo menos 600 pacientes por dia das 8 as 13 horas, em regime externo, por isso se pretende apostar na abertura da unidade 24/24 horas.
Referiu que apesar disso, a unidade hospitalar já realizou cinco partos e ensaiou o serviço de piquete do banco de urgência, estando por isso criadas condições para reforçar o funcionamento da unidade.
Para a interlocutora, quando começar a funcionar ininterruptamente, o Hospital Municipal de Benguela vai ter mais capacidade de acudir as dificuldades com que as populações se confrontam na assistência médica.
Aclarou que o empreendimento tem equipamento moderno para exames de ecografia, obstetrícia, raio x e laboratórios de análises clínicas, permitindo assim um atendimento mais eficaz aos pacientes.
Segundo ela, o estabelecimento foi aberto a 28 de Junho de 2010 e encurtou a distância que os habitantes dos bairros “11 de Novembro”, “Viva Paz”, “4 de Abril”, “Seta Nova”, surgidos na zona A, percorriam para chegar ao Hospital Geral de Benguela.
Embora o hospital não tenha orçamento próprio, salientou, possui medicamentos essenciais e suficientes para responder à demanda por parte das populações.
Por outro lado, chamou a atenção das pessoas sobre a necessidade de apostarem na saúde preventiva, através da limpeza das suas casas, para que vivam mais saudáveis e com isso se descongestione os hospitais.
Alertou a população sobre a importância da sua adesão às campanhas de vacinação das crianças e às consultas pré-natais da parte das mulheres grávidas.
Localizado no bairro 70, nos arredores da cidade de Benguela, o hospital municipal em referência conta com 80 funcionários, entre os quais técnicos de saúde.
Sem comentários:
Enviar um comentário