Duas mil e 241 crianças, residentes na comuna de Ombala-Yo-Mungu, município de Ombandja, província do Cunene, são órfãos, cujos progenitores foram vítimas do VIH/sida, informou hoje (sábado) a administrador da circunscrição, Portásio Muathimunu.
De acordo com o administrador as crianças foram diagnosticadas durante um trabalho de pesquisa e levantamento de dados de famílias com crianças vulneráveis, devido ao impacto da pandemia, iniciado em 2007, na qual foi possível detectar a existência de mais de duas mil órfãos e 198 doentes de sida
"Foi implementado um projecto de pesquisas para famílias vulneráveis com crianças órfãos, provocado pelo VIH/sida e outras patologias desenvolvida pela direcção de reinserção social (MINARS) em parceria com o Fundo das Unidas para Infância (Unicef) com vista à receberem apoios múltiplos.
Portásio Muathimunu sublinhou que além dos afectados pelo VIH/sida existem 1.166 crianças órfãos de outras patologias que devem merecer o mesmo tratamento pelo facto de serem o futuro da nação.
" O Governo elaborou um estratégia contra as grandes endemias, sobretudo, o VIH/sida, desde 2007, foram criados serviços de aconselhamento e testagem voluntário (CATV) em todas unidades sanitárias da comuna, num total de cinco, estando a sede, o único que oferece os serviços de tratamento e acompanhamento médico.
Explicou ainda que de 2007 a 2011, foram aconselhados e testados um total 17.015 pacientes, dos quais 1.118 são seropositivos o que representa 6,5 porcento do índice de sero prevalência.
A comuna de Ombala-Yo-Mungu dista a 194 quilómetros da cidade capital de Ondjiva, tem uma superfície de 1.820 quilómetros quadrados com uma população estimada em 45.4484 habitantes que corresponde a uma densidade populacional de 24.9 habitantes por Km2.
Sem comentários:
Enviar um comentário