PÁGINA OFICIAL DA DPS BENGUELA

ÓRGÃO OFICIAL DO GABINETE DE COMUNICAÇÃO E IMAGEM DA DIRECÇÃO PROVINCIAL DA SAÚDE DO GOVERNO DE BENGUELA.



SEJAM BEM-VINDOS AO NOSSO PORTAL DE INFORMAÇÃO, OBRIGADO PELA OPÇÃO. DISFRUTE DE TODA INFORMAÇÃO SOBRE A VIDA SANITÁRIA DA PROVÍNCIA DE BENGUELA.

ESPERAMOS QUE LHE POSSAMOS SER ÚTIL. FELIZ ANO NOVO E MUITAS BOAS REALIZAÇÕES NO ANO DE 2012.



sábado, 11 de junho de 2011

Hospital municipal da Ganda clama por mais enfermeiros


Albano Weya, Chefe de Repartição
 Municipal da Ganda de Saúde
O Hospital municipal da Ganda, 201 quilómetros a sudeste de Benguela, clama por mais enfermeiros, numa altura em que o número de atendimentos aos pacientes estima-se em média 180 diário e 40 pacientes em estado de internamento com diversas patologias.  

Os dados foram avançados pelo director de enfermagem Emílio Boma que vaticina ter técnicos formados em diversas das ciências médicas com vista a dar respostas a demanda que hospital tem registado no que, as doenças, diz respeito.

Vista Parcial do Municípioda Ganda
O responsável mostrou-se igualmente preocupado pelo numero de acidentes de viação, de trabalho assim como as agressões físicas. 

Com uma capacidade instalada de 110 salas para 800 pacientes em regime de internamento, apenas 11 salas estão disponíveis o que constitui preocupação para as autoridades locais.

O Banco de Urgência regista no seu atendimento diário mais de 50 doentes durante o período nocturno.

O mesmo hospital compõe 5 secções nomeadamente, área da pediatria, banco de urgência, maternidade, centro de nutrição terapêutica (CNT), laboratório para análises clínicas e hemoterapia para o diagnóstico de anemias.

O director clínico reconheceu que nessa altura considera-se positivo por o número de doentes ter reduzido um pouco em relação os anos anteriores devido a existência de outras unidades hospitalares instaladas na periferia e nas comunas.
Louvou o engajamento dos técnicos que têm contornado a situação de saúde no município.

“A rede sanitária no município abrangeu as comunas e esta a permitir os serviços de saúde mais próximo das comunidades”.

 O hospital da ex-vila Albano Machado conta com 86 técnicos de saúde, entre médicos, enfermeiros e técnicos administrativos, as patologias mais frequentes são a malária e as doenças respiratórias agudas.



Sem comentários:

Enviar um comentário

NOSSO ARQUIVO

NOSSOS VISITANTES