A emergência de novas doenças e o regresso de doenças antigas são favorecidos por factores de ordem social, tecnológico e ambiental, afirmou terça-feira, em Luanda, o consultor do centro de formação da organização internacional de trabalho, Luís Carlos Rocha.
Ao apresentar o tema “Riscos Emergentes e Novos Modelos de prevenção” no workshop sobre "Novos Desáfios da Segurança e Saúde no Trabalho", promovido pelo Mapess, lamentou que as doenças infecciosas constituem uma ameaça para a saúde pública em todo mundo, independentemente do grau de desenvolvimento socioeconómico de cada país.
Segundo Luís Carlos Rocha, o exame da cadeia epidemiológica, ou de transmissão é um instrumento essencial para avaliar os riscos biológicos no local de trabalho.
“Essas doenças infecciosas podem tornar-se uma pandemia, que pode ser definida como um surto de uma doença infecciosa, dentro das empresas”, frisou.
O encontro, que encerra quinta-feira, tem como objectivo assegurar a participação dos parceiros sociais no cumprimento dos principais objectivos e desafios da segurança e saúde no trabalho e a troca de experiências com especialistas de diversos ramos de actividade.
O workshop visa igualmente possibilitar a adopção de métodos e matérias mais eficazes no domínio da segurança e saúde no trabalho.
Sem comentários:
Enviar um comentário