O chefe de Secção da Hemoterapia do Hospital Geral de Benguela (HGB), Adelino Domingos, apelou hoje, nesta cidade, para o aumento da adesão da população às campanhas destinadas à doação voluntária de sangue a fim de salvar centenas de vidas que carecem de transfusões.
O responsável que falava por ocasião do 14 de Junho, Dia Mundial do Doador de Sangue, chamou a atenção da população para a necessidade de se participar com motivação e voluntarismo nas campanhas de doação de sangue, sem esperar, entretanto, receber quaisquer ofertas.
A seu ver, torna-se importante a criação de núcleos de doadores de sangue nas escolas e igrejas para influenciar outros segmentos da sociedade a ajudar as pessoas necessitadas.
Referiu que havia em Benguela uma organização não-governamental que apoiava os doadores de sangue voluntários com uma cesta básica, mas o fim do patrocínio fez com que esse movimento desaparecesse.
“Tem sido para nós difícil o dia-a-dia, porque quando não há campanha massiva de doadores os familiares são chamados a assumir a doação de sangue aos pacientes”, salientou, lamentando a situação.
Notou que a situação agrava-se quando as reservas da hemoterapia acabam ou o familiar não possui o sangue compatível ao do paciente.
Neste momento, frisou, a hemoterapia tem disponíveis 50 unidades de sangue para as transfusões, como resultado de uma campanha de doação, da qual participaram estudantes universitários e activistas de uma ongs.
Sem comentários:
Enviar um comentário