PÁGINA OFICIAL DA DPS BENGUELA

ÓRGÃO OFICIAL DO GABINETE DE COMUNICAÇÃO E IMAGEM DA DIRECÇÃO PROVINCIAL DA SAÚDE DO GOVERNO DE BENGUELA.



SEJAM BEM-VINDOS AO NOSSO PORTAL DE INFORMAÇÃO, OBRIGADO PELA OPÇÃO. DISFRUTE DE TODA INFORMAÇÃO SOBRE A VIDA SANITÁRIA DA PROVÍNCIA DE BENGUELA.

ESPERAMOS QUE LHE POSSAMOS SER ÚTIL. FELIZ ANO NOVO E MUITAS BOAS REALIZAÇÕES NO ANO DE 2012.



quarta-feira, 15 de junho de 2011

Responsável apela para voluntarismo na doação de sangue


O chefe de Secção da Hemoterapia do Hospital Geral de Benguela (HGB), Adelino Domingos, apelou hoje, nesta cidade, para o aumento da adesão da população às campanhas destinadas à doação voluntária de sangue a fim de salvar centenas de vidas que carecem de transfusões.

O responsável que falava por ocasião do 14 de Junho, Dia Mundial do Doador de Sangue, chamou a atenção da população para a necessidade de se participar com motivação e voluntarismo nas campanhas de doação de sangue, sem esperar, entretanto, receber quaisquer ofertas.

A seu ver, torna-se importante a criação de núcleos de doadores de sangue nas escolas e igrejas para influenciar outros segmentos da sociedade a ajudar as pessoas necessitadas.


Referiu que havia em Benguela uma organização não-governamental que apoiava os doadores de sangue voluntários com uma cesta básica, mas o fim do patrocínio fez com que esse movimento desaparecesse.

“Tem sido para nós difícil o dia-a-dia, porque quando não há campanha massiva de doadores os familiares são chamados a assumir a doação de sangue aos pacientes”, salientou, lamentando a situação.

Notou que a situação agrava-se quando as reservas da hemoterapia acabam ou o familiar não possui o sangue compatível ao do paciente.

Neste momento, frisou, a hemoterapia tem disponíveis 50 unidades de sangue para as transfusões, como resultado de uma campanha de doação, da qual participaram estudantes universitários e activistas de uma ongs.

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOSSO ARQUIVO

NOSSOS VISITANTES