PÁGINA OFICIAL DA DPS BENGUELA

ÓRGÃO OFICIAL DO GABINETE DE COMUNICAÇÃO E IMAGEM DA DIRECÇÃO PROVINCIAL DA SAÚDE DO GOVERNO DE BENGUELA.



SEJAM BEM-VINDOS AO NOSSO PORTAL DE INFORMAÇÃO, OBRIGADO PELA OPÇÃO. DISFRUTE DE TODA INFORMAÇÃO SOBRE A VIDA SANITÁRIA DA PROVÍNCIA DE BENGUELA.

ESPERAMOS QUE LHE POSSAMOS SER ÚTIL. FELIZ ANO NOVO E MUITAS BOAS REALIZAÇÕES NO ANO DE 2012.



quarta-feira, 8 de junho de 2011

MUNICÍPIO DO CAIMBAMBO GANHA NOVAS UNIDADES SANITÁRIAS



O município do Caimbambo vai contar a partir do 2º semestre do presente ano com a entrada em funcionamento de novas unidades sanitárias construídas no âmbito da municipalização dos serviços e assistência de qualidade as populações.
Maximiano Filipe


No programa de alargamento da rede sanitária, decorre a construção de um centro médico na comuna do Kayave, á 30 quilómetros do município sede e a residência dos enfermeiros, enquanto que a nível da sede municipal, decorre a reabilitação do antigo hospital municipal, igualmente, as três casas para os enfermeiros, assim como os seus devidos apetrechamentos.

As obras que decorrem a bom ritmo, deram início no passado ano de 2010 e apontam o seu término para os meses de Agosto ou Setembro do ano em curso, no sentido de dar resposta aos cuidados primários de saúde no seio da população.

De acordo com o responsável da saúde no Caimbambo, Josias Samandalu, as unidades estarão munidas de mini arcas para a conservação de vacinas, equipamento que vai ser adquirido brevemente e vai também numa primeira fase, beneficiar os serviços de saúde que se tem prestado na Missão Católica do Bambi, Missão Católica do Pires e o Centro medico do Cayave.

O responsável, avançou que actualmente, são atendidos cerca de 50 a 60 pacientes por dia nas diversas patologias, sendo com maior frequência, os casos por malária, doenças respiratórias agudas, a febre tifóide. De igual modo, referiu que a questão de casos por acidentes de viação constitui também uma das grandes preocupações do sector, com maior realce para a comuna do Catengue, onde têm sido frequentes.

Josias Samandalu, referiu que o projecto anti vectorial tem vindo a beneficiar milhares de cidadãos a nível do município, dando cobertura das situações ligadas aos cuidados preventivos da malária, a exemplo disso, acrescentou, mais de 30 mil crianças dos zero aos cinco anos de idade foram vacinadas contra a poliomielite durante a campanha de vacinação realizada recentemente, uma acção que tem sido seguida de uma série de visitas as comunidades com a distribuição de mosquiteiros as mulheres grávidas.

A nível do sector da saúde, o município não regista rotura de medicamentos, disse o responsável, tendo apontado como preocupação, a falta de um banco de sangue, previsto para breve, assim como, o melhoramento das vias de acesso, da sede municipal para as sedes comunais, igualmente para as povoações.

No quadro do aumento e alargamento das infraestruturas de saúde, esta previsto para o próximo ano de 2012 a construção de 4 postos de saúde do tipo T1, nas comunas de Canhamera, Cayave, Wiyangombe e no Catengue. Havendo de igual modo, a necessidade de construção nas povoações de Nihinihi na comuna do Catengue, povoação de Chinhungo na comuna da Canhamera e na povoação da Sesalanda, acção prevista no plano do executivo, local.

O regedor Augusto Kayucua, apontou a situação de saúde como bastante preocupante dado a falta de mais uma ambulância, para atender os casos de acidentes que se tem vindo a registar assim como, a movimentação de utentes graves de outras localidades.

De acordo com o regedor, precisa-se o melhoramento das vias de acesso, o acabamento do projecto de aguas para todos, de modo a se evitar as populações a consumirem a agua do rio considerada causadora de doenças por não ser tratada e o aumento de enfermeiros para poder atender toda a população do município.



Sem comentários:

Enviar um comentário

NOSSO ARQUIVO

NOSSOS VISITANTES