PÁGINA OFICIAL DA DPS BENGUELA

ÓRGÃO OFICIAL DO GABINETE DE COMUNICAÇÃO E IMAGEM DA DIRECÇÃO PROVINCIAL DA SAÚDE DO GOVERNO DE BENGUELA.



SEJAM BEM-VINDOS AO NOSSO PORTAL DE INFORMAÇÃO, OBRIGADO PELA OPÇÃO. DISFRUTE DE TODA INFORMAÇÃO SOBRE A VIDA SANITÁRIA DA PROVÍNCIA DE BENGUELA.

ESPERAMOS QUE LHE POSSAMOS SER ÚTIL. FELIZ ANO NOVO E MUITAS BOAS REALIZAÇÕES NO ANO DE 2012.



quarta-feira, 22 de junho de 2011

HOSPITAL MUNICIPAL DOA BENS AO LAR DOS IDOSOS NO VALE DO CAVACO


A Direcção do Hospital municipal de Benguela doou nessa segunda feira 20 de Junho de 2011 uma quantidade de bens diversos entre alimentares e roupa usada no lar do idoso localizado no vale do cavaco.
Maximiano Filipe 
O gesto aconteceu durante a visita realizada pela delegação do referido hospital, em saudação a jornada comemorativa ao 1º aniversário daquela unidade hospitalar que acontece na próxima semana, evento que conta com um vasto programa de actividades ligados a trabalhos de campo, visitas domiciliares e uma atenção específica ao utente virado na prestação de saúde pontual e de qualidade.

A delegação do hospital entregou ao lar, quites compostos por fuba, arroz, açúcar, óleo, sabão, sal, feijão, massa, cobertores, assim como, fizeram a distribuição de mosquiteiros e cobertores a todos os idosos, seguido de um momento de esclarecimentos sobre como devem usar os mosquiteiros e noções básicas de higiene corporal para a melhoria da saúde.

A directora do lar dos idosos, Cecília Muhona, agradeceu o gesto, tendo na ocasião apontado a necessidade de falta de um especialista em fisioterapia no posto médico existente no local para assistir os idosos que se encontram em estado de fraqueza física.

De acordo com a responsável, alguns idosos precisam de acompanhamento terapêuticos no sentido de manter a força física e a resistência, melhorar a vida quotidiana, ampliar a extensão da mobilidade, assim como, preveni-los do surgimento de qualquer doença.

No local a delegação do hospital municipal manifestou total satisfação pelas informações que recebeu sobre o normal funcionamento do posto medico existente no local e pelas condições de serviços diferenciados que o mesmo oferece. Questões ligadas aos apoios que o governo da província tem dado em coordenação com o MINARS e de outras associações filantrópicas, tais como, igrejas, ONGs e pessoas singulares, foram também informadas a delegação visitante.

O lar atende cerca de 68 idosos, assistidos pontualmente por uma equipa técnica da saúde, no sentido de preveni-los do surgimento de qualquer doença, bem como, mate-los sempre saudáveis.

Cecília Muhona, sublinhou que os idosos são também assistidos por um médico especialista em clínica geral para consultas regulares, assim como, possui uma ambulância para evacuação imediata de doente grave para o hospital provincial quando necessário. “Os velhos recebem três refeições ao dia, adicionado de sobremesa e as tardes o lanche”, acrescentou.

 Carolina Massango, de 63 anos de idade, afirmou que” estou bastante satisfeita com o que acabo de receber e não tenho queixas sobre o tratamento que nos é prestado, principalmente, no que tem haver com a saúde e alimentação.

Para a velha Nené Adelaide, que já não se lembra da sua idade, os serviços que os técnicos da saúde tem vindo a prestar a todos os idosos, têm garantindo o aumento da boa disposição e do aspecto físico que facilita recrear ou praticar qualquer actividade interna.

Teresa Sambo, directora administrativa do hospital municipal de Benguela, destacou importante empenho do executivo local que tudo tem feito junto da direcção provincial da saúde para que a assistência de qualidade chegue a todas as localidades da província, bem como, considerou a entrega de mosquiteiros como um gesto que visa prevenir os idosos do paludismo.

Face a preocupação manifestada pela direcção do lar, Teresa Sambo, avançou que a falta de especialista em fisioterapia é um assunto que já tem vindo a merecer atenção especial da direcção provincial da saúde que junto do governo esta a trabalhar na busca de solução satisfatória.

O lar dos idosos foi recentemente reabilitado e apetrechado, tendo sido entregue oficialmente, no presente ano de 2011, pelo ministro da assistência e reinserção social, João Baptista Kussumua ao governo de Benguela.   

A directora do hospital municipal de Benguela é a médica Esmeralda Monteiro, que tem sabido guiar com zelo e dedicação aquela unidade hospitalar.


Sem comentários:

Enviar um comentário

NOSSO ARQUIVO

NOSSOS VISITANTES