PÁGINA OFICIAL DA DPS BENGUELA

ÓRGÃO OFICIAL DO GABINETE DE COMUNICAÇÃO E IMAGEM DA DIRECÇÃO PROVINCIAL DA SAÚDE DO GOVERNO DE BENGUELA.



SEJAM BEM-VINDOS AO NOSSO PORTAL DE INFORMAÇÃO, OBRIGADO PELA OPÇÃO. DISFRUTE DE TODA INFORMAÇÃO SOBRE A VIDA SANITÁRIA DA PROVÍNCIA DE BENGUELA.

ESPERAMOS QUE LHE POSSAMOS SER ÚTIL. FELIZ ANO NOVO E MUITAS BOAS REALIZAÇÕES NO ANO DE 2012.



quinta-feira, 9 de junho de 2011

Mundo regista três milhões de seropositivos

O médico Reinaldo Cappote explicou, esta quinta-feira, nas pré-jornadas cientificas do Hospital Central de Benguela, que três milhões de pessoas no mundo vivem com a doença da sida, quando dissertava o tema o manuseamento de doentes com VIH-sida, no sala de reuniões da mesma unidade sanitária.

De acordo com o médico no mundo três milhões de pessoas vivem com o VIH. E na África austral, destacadamente encontra-se a África do Sul com 29% de pessoas infectadas, em Angola, 2,1, Botswana 32, Congo 2-10, Moçambique -2-27, RDC-0,8-5, Zâmbia 17, Zimbabué 18%.

As estatísticas registam ainda cerca de 60 milhões de mortes devido o VIH e 3 milhões órfãos por causa do VIH e Sida, disse acrescentado o também académico.
Cappote explicou que o risco do manuseamento de doentes, por parte dos técnicos de Saúde, é de 170 maior em doentes com tuberculose e com VIH de 130, e outro sintoma mais notável é a desnutrição.

Para o especialista o paradigma clássico é produzir a mortalidade, como também as mortes associadas de sida e recuperar a função de imunodeficiência, obter a máxima supervisão viral.

No que toca aos anti-retrovirais, destacou, os inibidores do VIH/Sida, como a Nevapina, pecavirdina, efavirens e etravirina.

Aconselhou aos doentes que depois de perceberem do seu estado serológico positivo devem de antemão consultar o médico, para dar o inicio ao tratamento com os anti-retrovirais, a fim de ter uma vida normal como qualquer um.


A origem desta epidemia é da espécie animal (macaco), segundo a ciência no animal é chamado de SIV-antivírus primatas, e no ser humano, VIH-antivírus humano.

Participaram médicos e enfermeiros do hospital central do lobito e de Benguela e estudantes da faculdade de medicina da Universidade Katiavala Bwila.

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOSSO ARQUIVO

NOSSOS VISITANTES