O banco externo pertencente ao hospital municipal da Ganda, há cerca de 220 quilómetros de Benguela, regista diariamente 20 à 25 casos de doenças infecciosas, número considerado bastante assustador por parte das autoridades locais.
Graciano Catumbela em Benguela
Os dados foram avançados pelo responsável daquele banco externo João Evangelista Funda que na entrevista ao Uhayele M´ombaka referiu que o centro recebe diariamente 50 a 60 pacientes, dentre os quais as patologias mais frequentes são, as doenças respiratórias agudas, doenças ginecológicas, doenças com infecções urinária, hipertensão arterial, febre tifóide, doenças diarreicas agudas e a malária que nos últimos dias já mereceu o controlo do hospital com actualização de formações aos técnicos o que reduziu a doença.
Dos cinquenta a sessenta pacientes atendidos diariamente 20 a 25 são de doenças infecciosas apesar da realização de palestras por parte de pessoas que padecem com a patologia antes do tratamento, o sexo mais frequente é feminino dos 15 aos 35 anos de idade.
João Evangelista admitiu que o número está na eminência de aumentar nos próximos dias se a juventude não tiver precaução nas suas relações.
As consultas gerais, actualmente são realizadas provisoriamente na policlínica do hospital municipal da Ganda ou simplesmente (Repartição Municipal de Saúde da Ganda) pelo facto de o hospital geral se encontrar em face de reabilitação há mais de 3 meses.
Na repartição municipal trabalha os serviços de pediatria e da maternidade onde são feitas as consultas de ginecologia, maternidade, infecções papoilas, a malária assim como outras que merecem intervenção clínica.
Na mesma têm sido diagnosticadas doenças com critérios reais de internamento e são enviados na puericultura que também funciona como salas provisórias para internamentos.
Sem comentários:
Enviar um comentário