O Reitor da Universidade Katyavala Bwila (UKB), Albano Ferreira, reafirmou esta sexta-feira, em Benguela, a determinação da sua instituição no contributo dos objectivos da Nação em matéria de saúde.
Albano Ferreira que falava no encerramento das segundas jornadas científicas da Faculdade de Medicina que decorreram de 25 a 28 do mês corrente, disse que a Universidade tem como responsabilidade ensinar, gerar conhecimento e prestar serviços diferenciados a população através de projectos de extensão.
Segundo o responsável as jornadas mostraram a pertinência e a contribuição que esta faculdade de medicina pode dar ao conhecimento da realidade de saúde na região académica.
"Houve trabalho que caracterizaram instituições de saúde como hospital, serviços e programas de saúde e espera-se que o repto seja lançado para uma cobertura maior destas acções", frisou.
Adiantou que o engajamento precoce dos estudantes nas actividades de investigação e extensão significa que a faculdade está comprometida com a condição dos alunos em ter também competências, habilidades, conhecimentos e atitudes ligadas a investigação.
O reitor chamou a atenção para a possibilidade de se criar grupos de interesses temáticos que possam dedicar temas pertinentes e relevantes, relacionados com aquilo que são as prioridades de desenvolvimento de saúde no país.
Assegurou continuar a colaboração com toda estrutura de saúde da província de Benguela, reforçar a parceria formal e ter uma maior interacção com a direcção da saúde e com todas unidades sanitárias.
Sublinhou que em relação ao atendimento as prioridades nacionais ficou demonstrado que foram apresentados trabalhos pertinentes alinhados com objectivos de desenvolvimento do milénio e do Executivo angolano.
Enfatizou o sucesso das jornadas como de aprendizagem o que irá permitir melhorar no futuro, tendo defendido mais ambiçõespara aproximar cada vez mais nos padrões de exigências internacionais da actividade científica.
Estiveram presentes no acto de encerramento, o director provincial da saúde, Dias dos Santos, a decana da Faculdade de Medicina, Maria do Rosário Sambo, docentes, discentes e convidados.
Sem comentários:
Enviar um comentário