Aníbal Kamati! Benguela
O estoque da hemoterapia do Hospital Cengtral de Benguela, necessita de sangue, de acordo o responsável, Adelino Domingos.
Afirmou que o estoque da hemoterapia está com uma quantidade sangue muito baixo, pelo facto de nas duas ultimas campanhas de doação terem produzido pouca quantidade de sangue, o que nao cobriu o número de doentes e as solicitações que têm.
“Há aqui alguns doentes que são chamados de indigentes, aqueles que não têm família”, reacou.
Segundo disse o responsável o número de utentes aumentou e ficaram apenas com qautro a cinco unidades de sangue, lamentou.
Acrescentou que têm sensibilizado as igrejas escolas, no sentido de fazerem doação de sangue, e neste momento já distribuíram cartas em algumas igrejas e instituições de ensinos, estando a espera de um gesto de solidariedade, anunciou.
Para aquele responsável outros métodos usados são as palestras nas escolas para incentivar aos estudantes a fazerem doações voluntárias, tendo aproveitado a ocasiã para agradecer o apoio que têm recebido da direcção provincial de Benguela.
“temos recebido apoio material e também moral, gostaríamos que recebêssemos mais, no sentido de todos juntos sensibilizarmos a sociedade”, reconheceu.
Para colmatar esta situação que tanto aflige os técnicos e os familiares dos utentes, o responsavel apelou que aqueles que não doam expontaneamente que o facam quando ha campanhas.
E também, acrescentou o responsável, que está a se formar um instituto de doadores que possuirão um cartão que identificará as pessoas dadoras e em troca disso terá muitos privilégios, tal como oportunidades de ser atendido mesmo quando o estoque de sangue estiver vazio, “a direcção soluciona por ser um doador”, realçou.
Apelou aos citadinos nacionais e internacionais para doar sangue com vista a salvar vidas.
“Porque hoje se disponibilizas em dar amanhã serás privilegiado em receber, por isso dão quando têm para quando não tiverdes receberdes”, concluiu.
Sem comentários:
Enviar um comentário