PÁGINA OFICIAL DA DPS BENGUELA

ÓRGÃO OFICIAL DO GABINETE DE COMUNICAÇÃO E IMAGEM DA DIRECÇÃO PROVINCIAL DA SAÚDE DO GOVERNO DE BENGUELA.



SEJAM BEM-VINDOS AO NOSSO PORTAL DE INFORMAÇÃO, OBRIGADO PELA OPÇÃO. DISFRUTE DE TODA INFORMAÇÃO SOBRE A VIDA SANITÁRIA DA PROVÍNCIA DE BENGUELA.

ESPERAMOS QUE LHE POSSAMOS SER ÚTIL. FELIZ ANO NOVO E MUITAS BOAS REALIZAÇÕES NO ANO DE 2012.



sábado, 8 de outubro de 2011

Municipalização dos serviços impulsiona sistema nacional de saúde


A municipalização dos serviços de saúde é um factor impulsionador do sistema nacional de saúde, considerou na sexta-feira, no Luena, a Directora Nacional de Saúde Pública, Adelaide de Carvalho, na apresentação do tema “Municipalização dos Serviços de Saúde para revitalização dos cuidados primários”.
Adelaide de Carvalho explicou que a municipalização dos serviços de saúde enquadra-se no processo de desconcentração e descentralização destes serviços a nível primário e está inserida num sistema organizado e funcional em termos de recursos humanos.
De acordo com a apresentadora, o processo tem a ver igualmente com as infra-estruturas, sistema de informação sanitária, logística, planificação e gestão financeira, para permitir a expansão da cobertura e sustentabilidade dos serviços ao nível municipal.
Quanto aos cuidados essenciais de saúde disse que estão baseados em métodos e tecnologias práticas, cientificamente fundamentadas a um custo que a comunidade e o país podem manter em cada fase de seu desenvolvimento.
Igualmente fazem parte integrante do sistema nacional de saúde, do qual constituem a função central e o foco principal do desenvolvimento social e económico global da comunidade, acrescentou.
Para Adelaide de Carvalho, os cuidados primários de saúde representam o primeiro nível de contacto dos indivíduos com o sistema nacional de saúde, tendo em conta os três níveis (primário de atenção, secundário e terciário) e constituem o primeiro elemento do processo de assistência à saúde.
Explicou que a classificação das unidades hospitalares locais vai de posto e centro de saúde, centro de saúde de referência e hospital provincial, isto de acordo com os serviços prioritários a prestar, nível administrativo e número de habitantes.
O XXI Conselho Consultivo que decorre na província do Moxico sob lema “Agir Local Para Mais e Melhor Saúde” termina hoje, sábado.

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOSSO ARQUIVO

NOSSOS VISITANTES