PÁGINA OFICIAL DA DPS BENGUELA

ÓRGÃO OFICIAL DO GABINETE DE COMUNICAÇÃO E IMAGEM DA DIRECÇÃO PROVINCIAL DA SAÚDE DO GOVERNO DE BENGUELA.



SEJAM BEM-VINDOS AO NOSSO PORTAL DE INFORMAÇÃO, OBRIGADO PELA OPÇÃO. DISFRUTE DE TODA INFORMAÇÃO SOBRE A VIDA SANITÁRIA DA PROVÍNCIA DE BENGUELA.

ESPERAMOS QUE LHE POSSAMOS SER ÚTIL. FELIZ ANO NOVO E MUITAS BOAS REALIZAÇÕES NO ANO DE 2012.



quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Consultor aconselha consumo de iodo para evitar bócio

O Consultor do banco externo do hospital geral de Benguela, Avantino Nana Sapula, aconselhou, hoje, nesta cidade, a população a consumir sal adicionado de iodo com vista a evitar o bócio endémico.
Avantino Nana Sapula, que falava ao Uhayele M´ombaka, fez saber que cientificamente está provado que a falta de iodo no sal provoca o bócio endémico, que não é senão a inflamação que as pessoas apresentam, a nível do pescoço e que não tratado pode levar a morte.
O também mestrando em psicologia clínica, fez saber que na falta de iodo, ocorre redução dos hormônios, afectando todos os órgãos em algum estágio de desenvolvimento, crescimento e maturação.
“Em casos extremos há aumento da glândula tiróide, denominado bócio”, sublinhou.

Para aquele técnico superior de saúde a deficiência de iodo pode induzir ao hipotireoidismo que se caracteriza por fraqueza muscular, redução na taxa metabólica basal, redução do crescimento, produção cardíaca reduzida, alterações de pele e pêlos e redução nas secreções apócrinas.
Avantino Sapula acrescentou que um sinal típico de deficiência de iodo é a redução da fertilidade, incluindo cessação do estro, intervalos irregulares entre estro, aborto, retenção de placenta, bezerros natimortos ou fracos, alopécicos e com bócio.
Disse ainda que o iodo  é o único elemento exigido para uma só função primordial no organismo dos mamíferos.
“O iodo é necessário para a síntese dos hormónios tiroxina (T4) e triiodotironina (T3) pela glândula tiróide. Esses hormónios regulam o metabolismo energético, ou seja, dá produção de energia para mantença (termorregulação, reprodução, crescimento, circulação sanguínea, função muscular).
Aquele técnico de saúde fez saber ainda que casos idênticos são encaminhados para área de cirurgia.
Avantino Nana Sapula aconselhou a população no sentido de adquirir o o sal iodado nas undidades mercantis recomendadas.
Fica o conselho incentivar as pessoas a usarem o sal iodado, deve adquiri-lo em mercados regulamentos para o efeito, nessa altura temos as lojas, supermercados oficializados que vendem o sal iodado”,
Por outro lado alertou a população a ver e ler o rótulo de cada embalagem que se adquire para se informar o que se vai comprar, no sentido de evitar maior número de bócio a nível do país.

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOSSO ARQUIVO

NOSSOS VISITANTES