PÁGINA OFICIAL DA DPS BENGUELA

ÓRGÃO OFICIAL DO GABINETE DE COMUNICAÇÃO E IMAGEM DA DIRECÇÃO PROVINCIAL DA SAÚDE DO GOVERNO DE BENGUELA.



SEJAM BEM-VINDOS AO NOSSO PORTAL DE INFORMAÇÃO, OBRIGADO PELA OPÇÃO. DISFRUTE DE TODA INFORMAÇÃO SOBRE A VIDA SANITÁRIA DA PROVÍNCIA DE BENGUELA.

ESPERAMOS QUE LHE POSSAMOS SER ÚTIL. FELIZ ANO NOVO E MUITAS BOAS REALIZAÇÕES NO ANO DE 2012.



quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Diabeticos devem frequentar consultas com frequencia

A médica nutricionista do Hospital Militar, Josefa Nunes, encorajou hoje, em Luanda, os doentes de diabetes a frequentarem as consultas de controlo, com responsabilidade e periodicamente, por forma a evitarem alterações no quadro clínico.

Em declarações à Angop, à margem do 1º Simpósio Sobre Diabetes Mellitus, a especialista referiu que tal revisão deve ser feita de três em três meses, explicando que o mesmo envolve exames obrigatórios, principalmente dos pés.

”Muitos pacientes só acorrem ao nosso hospital quando estão completamente inflamados e cheios de líquidos, complicando assim o nosso trabalho. Por isso pedimos que tenham responsabilidade, porque uma das áreas mais afectadas é a dos pés, o que tem provocado muitas amputações", alertou.

De acordo Josefa Nunes, o diabético deve ser disciplinado e saber quando e como fazer as medicações nas horas certas, alimentando-se devidamente, sem esquecer de manter a dieta equilibrada, à base de alimentos com carbohidratos e proteínas.

Explicou que diabetes mellitus é uma doença metabólica caracterizada por um aumento anormal do açúcar ou glicose no sangue.

A glicose é a principal fonte de energia do organismo. Porém, quando em excesso, pode trazer várias complicações à saúde, como por exemplo o excesso de sono no estágio inicial, problemas de cansaço e problemas físicos-táticos em efectuar as tarefas desejadas.

Segundo a fonte, a patologia quando não tratada adequadamente podem trazer complicações, como ataque cardíaco, derrame cerebral, insuficiência renal, problemas de visão, amputação do pé e lesões de difícil cicatrização, entre outras complicações.

Josefa Nunes salientou que muitas pessoas desconhecem os sintomas que caracterizam a diabetes e por isso demoram para perceber que há algo errado com o seu corpo, que precisa ser tratado atempadamente.

Fez saber que os sintomas mais comuns são a sede intensa, urina frequente, fome frequente, cansaço, perda de peso repentina, demora para curar ferimentos, pele seca, formigamento nos pés e visão borrada. Entretanto, algumas pessoas não chegam a apresentar estes sintomas.

A diabetes é caracterizada pelos altos níveis de açúcar no sangue, devido à incapacidade do corpo de produzir a insulina, hormônio responsável pelo processamento do açúcar no corpo humano. Os problemas de saúde causados pelas diabetes podem ser graves, mas actualmente os diabéticos têm à disposição várias maneiras de controlar a doença.


Sem comentários:

Enviar um comentário

NOSSO ARQUIVO

NOSSOS VISITANTES