PÁGINA OFICIAL DA DPS BENGUELA

ÓRGÃO OFICIAL DO GABINETE DE COMUNICAÇÃO E IMAGEM DA DIRECÇÃO PROVINCIAL DA SAÚDE DO GOVERNO DE BENGUELA.



SEJAM BEM-VINDOS AO NOSSO PORTAL DE INFORMAÇÃO, OBRIGADO PELA OPÇÃO. DISFRUTE DE TODA INFORMAÇÃO SOBRE A VIDA SANITÁRIA DA PROVÍNCIA DE BENGUELA.

ESPERAMOS QUE LHE POSSAMOS SER ÚTIL. FELIZ ANO NOVO E MUITAS BOAS REALIZAÇÕES NO ANO DE 2012.



quinta-feira, 7 de abril de 2011

Adminstração do Balombo cumpre com o programa de municipalização dos serviços de saúde

O administrador municipal do Balombo, Júlio da Silva Kwanza, procedeu, hoje 07 de Abril, a entrega de equipamentos de apoios à repartição municipal local, no acto que marcou as celebrações do dia mundial da saúde.
Trata-se de uma viatura de marca Ford, 4x4 para apoiar a monitoria no sentido de inspeccionar os serviços que estão sendo levado a cabo, 6 motorizadas, medicamento, 4 geradores diesel, microscópios, megafones, câmaras de frio, para a conservação de material de vacinações, entre outros equipamentos para apoiar os técnicos de saúde na expansão dos serviços de saúde na periferia assim como nas aldeias do Balombo.
O chefe do executivo daquela municipalidade disse na ocasião que o gesto visa apenas executar o programa da municipalização dos serviços saúde, uma aposta do governo angolano virada para a diminuição da mortalidade através da sua proximidade ao cidadão.
Júlio Kwanza, fez saber que com a entrega de meios de apoios a saúde periférica naquela circunscrição.
O responsável disse que o programa não finda aí, pretende-se, a breve trecho, apetrechar todas as unidades sanitárias da periferia com câmaras de frio, “este projecto já está em carteira e acredito que dentro de algum tempo nós vamos adquirir”.
Garantiu aos técnicos presentes que a pare da reabilitação do hospital municipal, a residência dos enfermeiros vai ter uma outra apresentação, no sentido de dignificar cada vez mais o trabalho dos quadros.
Júlio Kwanza reiterou que o pelouro que dirige está para cumprir e fazer cumprir o programa do executivo para a melhoria das condições de saúde das populações.  
Na ocasião o director provincial da saúde, disse que o município do balombo está de parabéns pelo facto de estar já a implementar este programa do executivo angolano. “a repartição municipal depende da administração municipal, logo tem essa responsabilidade de resolver os problemas atinentes a saúde da população”.
Com gesto o município do Balombo, torna-se o “primeiro”, a nível da província de Benguela  a implementar o programa de municipalização dos serviços de saúde que começou  a partir de Janeiro último o ministério da saúde começou a alocar verbas à todas a administrações municipais de saúde, com cerca de dois milhões de dólares.
Balombo possui mais de 30 mil habitantes, é limitado a norte pelo município do Kassongue, no Kwanza sul, a sul com município do Ukuma Quinjenje e Ganda, a este com Londuimbali no Huambo e a oeste com Bocoio e situa-se a cerca de 180 quilómetros da sede provincial Benguela.

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOSSO ARQUIVO

NOSSOS VISITANTES