PÁGINA OFICIAL DA DPS BENGUELA

ÓRGÃO OFICIAL DO GABINETE DE COMUNICAÇÃO E IMAGEM DA DIRECÇÃO PROVINCIAL DA SAÚDE DO GOVERNO DE BENGUELA.



SEJAM BEM-VINDOS AO NOSSO PORTAL DE INFORMAÇÃO, OBRIGADO PELA OPÇÃO. DISFRUTE DE TODA INFORMAÇÃO SOBRE A VIDA SANITÁRIA DA PROVÍNCIA DE BENGUELA.

ESPERAMOS QUE LHE POSSAMOS SER ÚTIL. FELIZ ANO NOVO E MUITAS BOAS REALIZAÇÕES NO ANO DE 2012.



sexta-feira, 8 de abril de 2011

Dia Mundial de Luta Contra o Cancro

Assinala-se hoje, 8 de Abril, o Dia Mundial de Luta Contra o Cancro, definida em 2000 pela União Internacional Contra o Cancro (UICC), na denominada Carta de Paris, e instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Fonte: Angop

A efeméride, que se comemora este ano sob o lema “O cancro pode ser prevenido” tem como objectivo a sensibilização pela gravidade deste mal, que constitui uma das grandes causas de morte no planeta.

Pretende-se também com a data alertar para a necessidade de cultivar comportamentos pró-activos, já que o tempo é um elemento fundamental no tratamento ou para a profilaxia, através do evitar dos agentes causadores do cancro ou da participação espontânea nos rastreios.

A OMS estima que, sem intervir sobre o problema, até 2015 devam morrer vítimas de cancro 84 milhões de pessoas. Os dados referentes a 2007 apontam para quase nove milhões de mortes por cancro, o correspondente a 13 por cento do total de óbitos registados nesse ano.

A Organização Mundial lembra que 40% dos cancros podem ser evitados com mudanças no estilo de vida e mais prevenção. O tabaco, o consumo exagerado de álcool, a obesidade e a excessiva exposição ao sol são alguns dos comportamentos cuja alteração reduz o risco do cancro.

“No caso dos vírus, sabe-se que um dos cancros mais frequentes a nível mundial é o Cancro do Colo do Útero, que pode ser evitado com a utilização de uma vacina conta o HPV – vírus responsável pelo aparecimento deste tumor, que se transmite através de contactos sexuais”; por outro, com a adopção de um estilo de vida mais saudável – dieta variável e sem excessos, não fumar e beber com moderação.

No caso da alimentação, o recurso a dietas equilibradas, evitando produtos com maior actividade carcinogénica e consumindo aqueles que podem ajudar a prevenir - como os vegetais e as frutas.

Numa mensagem por ocasião da data, o Director Regional da OMS para África, Luís Gomes Sambo, considera que o tema deste ano “incide nas medidas de prevenção, ajuda a sensibilizar as pessoas para a doenças e para as formas de prevenir, detectar ou tratar o cancro”.

Segundo Gomes Sambo, entre os múltiplos factores de risco que provocam  o cancro, mencionam-se: a hereditariedade, os estilos de vida, sobretudo o consumo de tabaco; alimentação pouco saudável e exposição a radiação ultravioleta; a presença de químicos nocivos, como pesticidas e amianto, no ambiente de trabalho e no meio ambiente, e as infecções crónicas.

“A comemoração do Dia Mundial de luta contra o Cancro deste ano coincide com a próxima Cimeira de Alto Nível das Nações Unidas sobre as Doenças Não Transmissíveis (DNT), a realizar em Setembro de 2011, data em que a ONU irá realizar pela primeira vez uma cimeira centrada especificamente nas DNT”, lê-se na mensagem.

Acrescenta que “o fardo do cancro em África é enorrme e está a aumentar. A OMS calcula que, em 2008, havia 681 mil novos casos de cancro em África e que 512 mil pessoas teriam morrido devido a doença”.

“Prevê-se que, até 2030, caso a tendência continue, este números subam para 1,6 milhões de novos casos, com 1,2 milhões de óbitos”. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOSSO ARQUIVO

NOSSOS VISITANTES