PÁGINA OFICIAL DA DPS BENGUELA

ÓRGÃO OFICIAL DO GABINETE DE COMUNICAÇÃO E IMAGEM DA DIRECÇÃO PROVINCIAL DA SAÚDE DO GOVERNO DE BENGUELA.



SEJAM BEM-VINDOS AO NOSSO PORTAL DE INFORMAÇÃO, OBRIGADO PELA OPÇÃO. DISFRUTE DE TODA INFORMAÇÃO SOBRE A VIDA SANITÁRIA DA PROVÍNCIA DE BENGUELA.

ESPERAMOS QUE LHE POSSAMOS SER ÚTIL. FELIZ ANO NOVO E MUITAS BOAS REALIZAÇÕES NO ANO DE 2012.



sexta-feira, 15 de abril de 2011

Mais 200 jovens no Bocoio frequentam cursos de enfermagem

Duzentos e 80 jovens de ambos os sexos do município do Bocoio, 102 quilómetros a nordeste da cidade de Benguela, frequentam desde o principio do mês cursos básico e médio destinado a auxiliares de promoção de enfermagem.
Fonte: Angop
De acordo com o chefe de Repartição Municipal da Saúde do Bocoio, António André Nicolau Silongua, disse que destes formandos 82 já são técnicos básicos de enfermagem e frequentam o curso médio de promoção de auxiliares e os 198 são novos candidatos, devido a falta de quadros qualificados.
Nicolau Silongua precisou que o curso, com a duração de dois anos e seis meses, vai permitir aos participantes adquirir conhecimentos nas disciplinas de epidemiologia, biologia, física, matemática, língua portuguesa, química, anatomia e fisiologia humana.
Língua inglesa, técnica de enfermagem, introdução à saúde e enfermagem, microbiologia, psicologia, deontologia, ética e a farmacologia, são outras disciplinas que serão ministradas durante o curso.
O responsável disse que os cursos estão a ser ministrados por 20 técnicos especializados nas cadeiras seleccionados pela Direcção Provincial de Saúde de Benguela.
 Avançou que os trabalhos decorrem no actual centro de formação dos quadros da saúde, a funcionar no antigo centro hospitalar do Bocoio, com três salas de aulas e alberga 45 alunos cada.
 Nicolau Silongua deu a conhecer ainda que o município conta já com um médico da especialidade de obstetrícia, dos seis médicos cubanos aguardados de ortopedia, cirurgia e oftalmologia.

 Adiantou que, com a presença destes médicos o hospital de referência, com 70 camas terá serviços completos, visando resolver os problemas de saúde da população local.

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOSSO ARQUIVO

NOSSOS VISITANTES