PÁGINA OFICIAL DA DPS BENGUELA

ÓRGÃO OFICIAL DO GABINETE DE COMUNICAÇÃO E IMAGEM DA DIRECÇÃO PROVINCIAL DA SAÚDE DO GOVERNO DE BENGUELA.



SEJAM BEM-VINDOS AO NOSSO PORTAL DE INFORMAÇÃO, OBRIGADO PELA OPÇÃO. DISFRUTE DE TODA INFORMAÇÃO SOBRE A VIDA SANITÁRIA DA PROVÍNCIA DE BENGUELA.

ESPERAMOS QUE LHE POSSAMOS SER ÚTIL. FELIZ ANO NOVO E MUITAS BOAS REALIZAÇÕES NO ANO DE 2012.



terça-feira, 19 de abril de 2011

Director do centro de saúde do Dondo suspenso por mau desempenho

O administrador municipal de Kambambe, província do Kwanza Norte, Mateus António da Costa, procedeu nesta segunda-feira à suspensão do director do centro de saúde do Dondo, João Mendes, devido ao "péssimo serviço" prestado à população.
Fonte:Angop

A medida foi ditada após uma visita de campo dedicada a avaliação do desempenho das instituições públicas na municipalidade, em que foram alvos a repartição local de finanças e o centro de saúde.

Mateus da Costa disse ter constado com desagrado o mau serviço prestado naquele centro, tendo notado muitas debilidades, mormente na falta de limpeza do centro, falta de asseio e preservação do edifício, péssimas condições de internamento de pacientes, alguns deles deitados no chão, fraca assistência medicamentosa, desorganização dos equipamentos e meios de serviço, entre outras irregularidades.

Tais insuficiências, segundo ainda o administrador, retiram a credibilidade do desempenho do governo, que nos últimos tempos tem demonstrado um certo empenham na melhoria dos serviços de saúde prestados aos cidadãos e que deve ser complementado com o desempenho e iniciativas de cada gestor.

Para por cobro a esta situação, o administrador criou uma comissão de gestão por si coordenada encarregue de implementar reformas ao centro, visando conquistar a simpatia da população para com a unidade sanitária, a segunda maior do município.

Deplorou o facto de alguns gestores não corresponderem às expectativas do governo, dedicada à melhoria das condições de vida dos cidadãos e que reflecte na degradação precoce do património público.

"É lamentável actualmente assistir cenários desoladores em locais específicos para o público, num país em franco desenvolvimento económico e social, devido à falta de dedicação dos seus responsáveis", observou.

Mateus António da Costa lembrou, na ocasião, que o governo angolano pretende erradicar as debilidades até aqui verificadas no sector da saúde, com a implementação do sistema de municipalização dos serviços de saúde, daí que considera acertada a medida que recaiu sobre o director do centro. 

O centro de saúde do Dondo, com capacidade para 20 camas, é uma unidade construída de raiz no centro da cidade, e foi inaugurada em Abril de 2010, reservado a realização de consultas primárias, podendo o paciente ser encaminhado ao hospital municipal, em caso de complexidade da patologia.

Já na repartição de finanças, o administrador se deparou com o absentismo dos funcionários, alguns dos quais tendo assinado o livro do ponto correspondente ao período de ausência e dias subsequentes.

Este comportamento suscitou do administrador algumas dúvidas sobre o desempenho dos funcionários visados e prometeu aplicar um conjunto de medidas não especificadas para combater tais práticas.

Disse que este modelo de acompanhamento das instituições irá continuar, quer na sede do município assim como ao nível das comunas, tendo em conta as denúncias feitas pelos cidadãos que reclamam do mau desempenho de muitos funcionários públicos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOSSO ARQUIVO

NOSSOS VISITANTES