Uhayele M´ombaka*
De acordo com o chefe do departamento provincial da Saúde Pública e Controle de Endemias, António Manuel Cabinda estão garantidas as condições logísticas, humanas e materiais para o êxito da campanha, já distribuídos a nível de todos os municípios, comunas e aldeias.
O responsável afirmou ainda existir algumas dificuldades de carácter geo-climáticas, que sector está a tentar ultrapassar, assim como a situação das cheias que partiram pontes e tem dificultado as campanhas de vacinação.
Neste sentido as administrações municipais estão a envidar esforços no sentido de que todas as crianças menores de cinco anos de idade em todas as extensões da província de Benguela sejam vacinadas, revelou, tendo apelado no momento a todos os país e encarregados de educação a permitirem que as suas crianças sejam vacinadas.
Recordou que, a província é considerada como um dos principais reservadores do vírus da poliomielite, visto que o ano passado registou três casos da doença.
A campanha de vacinação de poliomielite na província de Benguela vai acontecer casa a casa, com equipas fixas a nível dos postos e nas unidades sanitárias, creches, igrejas e praças.
No município do Balombo, 182 quilómetros a nordeste da cidade de Benguela, o supervisor do Programa Alargado de Vacinação (Pav), António Celestino Chitonga, garantiu igualmente estarem criadas as condições materiais e humanas para o arranque jornada de vacinação contra a pólio.
Segundo o supervisor que falava a Angop, o sector da Saúde no município recebeu 50 mil doses para a imunização de 45.496 crianças menores de cinco anos.
Avançou que, as doses foram já distribuídas nas seis zonas de vacinação criadas: a sede do município, as comunas do Chingongo, Chindumbo e Maka-Mombolo e localidades de Cambanjo e Kanoquela.
António Celestino referiu que, para esta jornada foram mobilizados e treinados 244 vacinadores, repartidos em 122 equipas e 102 mobilizadores que já se encontram nas respectivas localidades.
Quanto à logística e transporte, o supervisor assegurou estarem criadas no âmbito do Programa de Municipalização dos Serviços de Saúde.
*Com Angop
Sem comentários:
Enviar um comentário