PÁGINA OFICIAL DA DPS BENGUELA

ÓRGÃO OFICIAL DO GABINETE DE COMUNICAÇÃO E IMAGEM DA DIRECÇÃO PROVINCIAL DA SAÚDE DO GOVERNO DE BENGUELA.



SEJAM BEM-VINDOS AO NOSSO PORTAL DE INFORMAÇÃO, OBRIGADO PELA OPÇÃO. DISFRUTE DE TODA INFORMAÇÃO SOBRE A VIDA SANITÁRIA DA PROVÍNCIA DE BENGUELA.

ESPERAMOS QUE LHE POSSAMOS SER ÚTIL. FELIZ ANO NOVO E MUITAS BOAS REALIZAÇÕES NO ANO DE 2012.



segunda-feira, 25 de abril de 2011

Rubricado acordo de combate à malária

Os ministros da Saúde de Angola e da Namíbia, José Van-Dúnem e Richard  Kamwa,  rubricaram hoje, em Namacunde, província do Cunene, um protocolo transfronteiriço de luta contra a malária.

As partes comprometem-se a implementar uma cooperação técnica no controlo da malária nas regiões fronteiriças, criando mecanismos efectivos para o controlo e eliminação da doença no norte da Namíbia e eventualmente no sul de Angola.

O protocolo consubstancia-se na pulverização intra-domiciliar e distribuição de mosquiteiros tratados de longa duração, com uma cobertura suficientemente elevada para proteger a comunidade e reduzir o potencial de transmissão.

É ainda objectivo a colaboração e partilha da logística e infra-estruturas de transportes para a distribuição de mercadorias essenciais para a malária de uma forma atempada e eficiente nas áreas transfronteiriças, particularmente através da distribuição do porto Walvis Bay e Oshikango (Santa Clara) fronteira terrestre, bem como a facilitação do processo nas fronteiras para acesso rápido às comunidades com a troca de pessoal e isenção alfandegária de meios.

O acordo visa ainda a partilha mútua de conhecimentos e experiências no controlo da malária em Angola e Namíbia, em pulverização residual interdomiciliar, bem como a partilha solene de dados sobre a transmissão da doença e de surtos para apoio, preparação e respostas às epidemias.

O presente acordo tem uma duração de dois anos renováveis automaticamente por períodos iguais, salvo se uma das partes decidir retirar-se, por escrito, mediante notificação à outra parte, com seis meses de antecedência.

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOSSO ARQUIVO

NOSSOS VISITANTES