PÁGINA OFICIAL DA DPS BENGUELA

ÓRGÃO OFICIAL DO GABINETE DE COMUNICAÇÃO E IMAGEM DA DIRECÇÃO PROVINCIAL DA SAÚDE DO GOVERNO DE BENGUELA.



SEJAM BEM-VINDOS AO NOSSO PORTAL DE INFORMAÇÃO, OBRIGADO PELA OPÇÃO. DISFRUTE DE TODA INFORMAÇÃO SOBRE A VIDA SANITÁRIA DA PROVÍNCIA DE BENGUELA.

ESPERAMOS QUE LHE POSSAMOS SER ÚTIL. FELIZ ANO NOVO E MUITAS BOAS REALIZAÇÕES NO ANO DE 2012.



quarta-feira, 6 de abril de 2011

Estratégia de observação directa aproxima serviços dos doentes

O médico do Programa Nacional de Luta Contra a Tuberculose e Lepra da Direcção de Saúde Pública do Ministério da Saúde, Celestino Teixeira, disse hoje, quarta-feira, que a estratégia de Tratamento sob Observação Directa (DOT) permite a aproximação dos serviços de saúde à população.

Em declarações à Angop, Celestino Teixeira referiu que esta estratégia da Organização Mundial da Saúde (OMS), recomenda que sempre que existam condições os pacientes devem dirigir-se a unidade de saúde e na presença do técnico tomarem os comprimidos.

 Por este motivo, prosseguiu o responsável, apenas os doentes em estado grave são encaminhados para o hospital sanatório, onde são atendidos e internados.   

 “Os doentes no sistema ambulatório podem ser assistidos em qualquer unidade de saúde, razão pela qual o Ministério da Saúde está a fazer o esforço de estender os serviços a nível dos hospitais centrais,  provinciais, municipais e regionais para que os serviços estejam cada vez mais próximos do doente", referiu.

 Segundo o médico, o país é extenso e as pessoas podem ter algumas dificuldades em acorrer aos centros de saúde devido a distância, então o objectivo do programa é expandir os serviços de forma a eles estarem mais próximos dos doentes.
  
Celestino Teixeira explicou que o tratamento é longo, sendo a primeira fase de dois meses, que é a fase intensiva sendo o doente obrigado todos os dias a deslocar-se a unidade sanitária para tomar os comprimidos.

"A fase de continuação é de seis meses, que geralmente é um pouco mais flexível, porque o doente pode levar os medicamentos, que cubram 15 dias, para casa ao invés de tomá-los na presença do técnico de saúde", referiu.
  
Para além do plano dos DOT em execução, existem, entre outras, duas metas de desenvolvimento para o milénio para a tuberculose que o programa nacional está a priorizar.

As duas componentes, consideradas muito importantes, consistem em detectar mais de 70 porcento dos casos existentes e ter uma taxa de sucesso de tratamento de 85 porcento.


Quanto a formação de especialistas, referiu existir um currículo de formação para os enfermeiros que trabalham no DOT, estes técnicos passam pela formação geral e em seguida têm a prática, recebendo toda a informação relacionada com a doença.

 O que se pretende durante a formação dos enfermeiros gerais, segundo o médico, é que eles tenham conhecimento sobre a detenção do vírus, o local onde devem encaminhar os doentes a  forma como os doentes podem realmente ser tratados.


A República de Angola registou acima de 45 mil casos de tuberculose em 2010, mais três mil casos em relação a 2009 em que foram notificados mais de 42 mil casos da doença. 

A transmissão da tuberculose é directa e ocorre de pessoa para pessoa via gotículas de saliva contendo o agente infeccioso, sendo maior o risco de transmissão durante contactos prolongados em ambientes fechados e pouca ventilação.

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOSSO ARQUIVO

NOSSOS VISITANTES