O uso indiscriminado de fármacos e a auto-medicação são algumas das principais causas de resistência aos medicamentos, disse hoje, sexta-feira, o coordenador do centro de informação farmacêutica da Direcção Nacional de Medicamentos, José Chocolate Lelo Zinga.
Fonte:Angop
A propósito da palestra “Resistência aos medicamentos, consequências e perspectivas”, José Zinga afirmou que o uso excessivo de fármacos ou de forma indistinta pode causar resistência.
José Zinga apela aos especialista a um estudo pormenorizado do estado do paciente antes de receitar outra medicação ou dispensar o mesmo por forma a controlar a doença e reduzir os riscos.
O técnico aponta as infecções como uma das causas desta situação, apelando aos funcionários hospitalares a preservarem os centros médicos limpos, bem como a efectuarem devidamente os curativos aos pacientes.
A fonte alerta sobretudo, a necessidade de os técnicos informarem aos cidadãos as consequências da auto-medicação, bem como os perigos de ingestão de medicamentos inapropriados.
A palestra foi organizada pela Direcção Nacional de Medicamentos e contou com a participação de técnicos da Direcção Nacional de Saúde Pública , médicos e enfermeiros do hospital Josina Machel.
Sem comentários:
Enviar um comentário