PÁGINA OFICIAL DA DPS BENGUELA

ÓRGÃO OFICIAL DO GABINETE DE COMUNICAÇÃO E IMAGEM DA DIRECÇÃO PROVINCIAL DA SAÚDE DO GOVERNO DE BENGUELA.



SEJAM BEM-VINDOS AO NOSSO PORTAL DE INFORMAÇÃO, OBRIGADO PELA OPÇÃO. DISFRUTE DE TODA INFORMAÇÃO SOBRE A VIDA SANITÁRIA DA PROVÍNCIA DE BENGUELA.

ESPERAMOS QUE LHE POSSAMOS SER ÚTIL. FELIZ ANO NOVO E MUITAS BOAS REALIZAÇÕES NO ANO DE 2012.



quarta-feira, 6 de abril de 2011

Balombo acolhe acto central do dia mundial da saúde

De acordo ao programa da comissão de efemérides da direcção provincial de saúde, a que o Uhayele M´ombaka teve acesso, o município do Balombo a cerca de 180 quilómetros da sede provincial de Benguela, será o palco das festividades dos 63 anos da fundação da organização mundial da saúde OMS, a nível da província.

Dr. Luís Gomes Sambo, responsável da OMS em África
 As celebrações que começam no dia 05 de Abril com a semana da saúde na província de Benguela, na direcção provincial de saúde. Sob o lema: a resistência anti-microbiana, com o slogan: se não actuarmos hoje, não haverá cura amanhã!
realizar-se-á uma palestra sobre a propagação mundial da resistência anti-microbiana, em todos os hospitais municipais e respectivas repartições.
Para o dia 06 de Abril reserva-se a feira dos serviços de saúde no largo de África na cidade de Benguela, assim como nos restantes municípios e locais a indicar.
No Balombo, o programa reserva ainda a intervenção do administrador municipal, dissertação do tema em alusão a data, mensagem da OMS, entrega de equipamentos no âmbito do programa de municipalização dos serviços de saúde, momentos culturais e o discurso de encerramento que será proferido pelo titular da pasta na província, o Dr. Valentino Aurélio Caliengue.
A organização mundial da saúde (OMS) dedica o dia mundial da saúde de 2011, 07 de Abril a resistência aos anti-microbianos, uma ameaça para a atenção aos pacientes e ao controlo das doenças em todo o mundo.
A resistência aos anti-microbianos é um obstáculo importante para o êxito no controlo do VIH, da malária e da tuberculose- três das principais causas de mortalidade por doença infecciosas no mundo. A OMS considera que este problema é grave, fazendo também com que se torne mais difícil tratar as infecções adquiridas nos hospitais, facilita o aparecimento de “Super bactérias” resistentes aos principais antibióticos, e cria a necessidade de tratamentos novos, mais caros e mais complexos.
O 7 de Abril, dia mundial da saúde 2011, tem por objectivo principal despertar a consciência sobre os factores que contribuem para a resistência aos anti-microbianos, construir o compromisso para encontrar soluções comuns através das doenças, e acelerar a implementação de políticas e práticas que possam prevenir e conter a resistência aos anti-microbianos nos Estados Unidos.

Afinal porque celebramos o dia mundial da saúde?
O dia mundial da saúde é celebrado anualmente a 7 de Abril para assinalar o aniversário da fundação da organização da mundial da saúde em 1948, como agência técnica especializada nas questões de saúde.
Em cada ano a OMS recomenda um importante tema de reflexão na área da saúde, ou relacionado com a saúde, e encoraja as pessoas, qualquer que seja sua idade ou origem, a promover actividades que destaquem a sua importância para a saúde e o bem-estar das populações.

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOSSO ARQUIVO

NOSSOS VISITANTES