Os Vice-ministros da Saúde e da Juventude e desportos, Evelize Frestas e Albino da Conceição, respectivamente, juntaram-se este sábado, em Benguela, na campanha stop sida, que parou o trânsito durante cerca de hora e meia, nas principais rotundas e entroncamentos da cidade de Benguela. O evento contou com a participação do vice-governador de Benguela pelos Serviços Técnicos e Infra-estruturas, Henrique António Calengue.
Uhayele M´ombaka
Com ajuda dos agentes reguladores de trânsito, os jovens distribuíram e passaram a mensagem sobre o uso do preservativo e dos cuidados a ter com outras doenças de transmissão sexual.
Na ocasião, a vice-ministra da saúde, Evelize Frestas, realçou que a campanha constitui um acto de responsabilização dos jovens, para com a doença de HIV-Sida e outras de transmissão sexual para que, de facto, conheçam melhor a doença e tomem as medidas para que tenha uma vida sexual sem riscos, “essa é a mensagem que estamos a transmitir a nível nacional”, enfatizou.
A governante fez saber que os dois ministérios juntaram-se porque a juventude é a principal vítima da doença e devem ser eles próprios a sensibilizar os outros jovens.
Evelize Frestas aconselhou a juventude e a população no geral no sentido de conhecer o seu estado de seropervalência assim como usar o preservativo.
Ouvido pelo Uhayele M´ombaka, o vice-ministro da juventude e desportos, Albino da Conceição, disse que a campanha de sensibilização, enquadra-se no âmbito das jornadas comemorativas do dia da juventude, celebrado no dia 14 último.
“ Temos o mês todo de Abril para desenvolver actividades e hoje escolhemos a província de Benguela para sediar a campanha para sensibilizar a juventude e a população em geral, sobre os perigos da sida e a necessidade do uso do preservativo para a prevenção, não apenas do VIH-Sida, mas também de outras doenças sexualmente transmissíveis”.
Sem comentários:
Enviar um comentário