PÁGINA OFICIAL DA DPS BENGUELA

ÓRGÃO OFICIAL DO GABINETE DE COMUNICAÇÃO E IMAGEM DA DIRECÇÃO PROVINCIAL DA SAÚDE DO GOVERNO DE BENGUELA.



SEJAM BEM-VINDOS AO NOSSO PORTAL DE INFORMAÇÃO, OBRIGADO PELA OPÇÃO. DISFRUTE DE TODA INFORMAÇÃO SOBRE A VIDA SANITÁRIA DA PROVÍNCIA DE BENGUELA.

ESPERAMOS QUE LHE POSSAMOS SER ÚTIL. FELIZ ANO NOVO E MUITAS BOAS REALIZAÇÕES NO ANO DE 2012.



quarta-feira, 27 de abril de 2011

“Apesar da falta de técnicos e espaço, os serviços prestados são satisfatórios”, diz Paulo Cachimbombo

O Director do Hospital Geral do Lobito, Eduardo Paulo Cachimbombo, considerou, recentemente, positivo os serviços prestados as populações que acorrem aquela unidade sanitária.
Uhayele M´ombaka

Falando em exclusivo ao Uhayele M´ombaka, Eduardo Paulo Cachimbombo considerou positivo tendo em conta a gestão que se está a prestar em termos do seu funcionamento, tanto na melhoria dos serviços como no acompanhamento clínico para acomodação dos próprios doentes.

O médico acrescentou que é ainda mais positivo porque as patologias que nele afluem, têm encontrado respostas imediatas e as complexas são transferidos para o hospital geral de Luanda no caso de diagnóstico como: neologia, “que não temos ainda” e, serviços de urologia em que é preciso uma intervenção de nefrologia, isto por não termos uma unidade de hemodiálise. Para o feito, sublinhou, contam com o auxilio da ambulância do INEMA equipados e prontos para situações emergentes facilitando a evacuação de pacientes para o Hospital Jorgina Machel em de Luanda e que tem havido sucessos no seu diagnóstico.

260 enfermeiros e 40 médicos especializados em clínica geral, pediatria, cirurgia, ortopedia, dermatologia, farmácia, estomatologia, oftalmologia, anestesia, ginecologia, obstetrícia e medicina interna, na sua maioria expatriados (cubanos, ucranianos, russos e coreanos) asseguram o atendimento clínico, daquela que é tida como a mais antiga unidade hospitalar de referência da província de Benguela.

Na área de oftalmologia, anestesia, ginecologia e cirurgia os médicos são todos expatriados. Já para área de pediatria e clínica geral a cobertura hospitalar é feita pelos nacionais, sublinhou o responsável.

Com uma capacidade de internamentos para 540 camas instaladas em todas salas e distribuídas em todas unidades orgânicas, o Hospital Geral do Lobito atende diariamente 60 à 70 pacientes com diversas patologias e interna 362 doentes internados, com as subunidades, durante muito anos foi a sala de atendimento de muitos doentes vindos da parte norte da província assim como das província do centro e sul de Angola.

Eduardo Paulo Cachimbombo, apresenta como principais preocupações a insuficiência de quadros, “tendo em vista as reais necessidades do Hospital, maioria dos quadros estão aposentados, na sua maioria da área de enfermagem”, suplicou.

Apesar de ampliado e apetrechado com equipamentos que superam algumas necessidades, os serviços prestados pelo hospital do Lobito ainda estão limitados para aumentar a qualidade de trabalho necessária.
“Precisamos os serviços de anatomia, patologia e microbiologia, tudo isso por falta de espaço”, sublinhou.
Situado no bairro do Compão, o Hospital Geral do Lobito tem como subunidades a Maternidade na Restinga, Hospital Pediátrico no bairro da luz, Centro Médico no bairro São João, Hospital Comunal da Catumbela, Centros Médicos nas Comunas da Canjala e Biópio, centros médico no bairro 17 de Setembro e materno infantil na zona alta do Lobito, entre outras unidades sanitárias estatais e privadas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOSSO ARQUIVO

NOSSOS VISITANTES