PÁGINA OFICIAL DA DPS BENGUELA

ÓRGÃO OFICIAL DO GABINETE DE COMUNICAÇÃO E IMAGEM DA DIRECÇÃO PROVINCIAL DA SAÚDE DO GOVERNO DE BENGUELA.



SEJAM BEM-VINDOS AO NOSSO PORTAL DE INFORMAÇÃO, OBRIGADO PELA OPÇÃO. DISFRUTE DE TODA INFORMAÇÃO SOBRE A VIDA SANITÁRIA DA PROVÍNCIA DE BENGUELA.

ESPERAMOS QUE LHE POSSAMOS SER ÚTIL. FELIZ ANO NOVO E MUITAS BOAS REALIZAÇÕES NO ANO DE 2012.



sexta-feira, 15 de abril de 2011

OMS pública lista de 30 medicamentos prioritários para a Saúde

"Pela primeira vez a Organização Mundial de Saúde (OMS) publica a lista dos medicamentos prioritários para a saúde da mãe e do filho, e recomenda os fármacos mais importantes para salvar vidas", segundo refere a instituição em comunicado, onde acrescenta que "o acesso aos medicamentos apropriados é vital para prevenir os objectivos mundiais em matéria de saúde".

O relatório refere igualmente que mais que oito milhões de crianças, com idades inferiores a cinco anos, ainda morrem a cada ano de pneumonia, diarreia e malária. A organização defende que o tratamento com antibióticos simples poderia evitar até 600 mil destas mortes. Estima-se que um milhar de mulheres morra diariamente devido a complicações durante gravidez e parto.
A grande parte destes números ocorre em países em desenvolvimentos e a vasta maioria pode mesmo ser prevenida quando as medicinas correctas estão disponíveis nas formulações correctas, prescritas e, consequentemente, usadas correctamente.

Da lista dos 30 medicamentos prioritários – compilada por especialistas em saúde materno-infantil e em farmacologia - fazem parte, da secção dedicada às mães, fármacos para tratar infecções, hipertensão e doenças sexualmente transmissíveis, bem como medicamentos para evitar os partos prematuros. A organização sustenta ainda que uma injecção de oxitocina logo após o parto pode parar hemorragias e sangramentos – uma das principais causas de mortes maternas – "e fazer a diferença entre a vida e a morte".

A OMS recomenda que os medicamentos para crianças sejam, sempre que possível, fornecidos em doses fáceis de medir e de tomar. Foi recentemente desenvolvida uma nova combinação de 'artemesinin' para a Malária – que é dissolvida em líquidos –, que é doce e torna-se assim mais fácil para as crianças engolirem e assegura que seja administrada correctamente e em doses efectivas.

Improvisar o acesso aos sais de hidratação oral e a comprimidos de zinco poderia também evitar as 1,3 milhões de mortes de crianças que ocorrem anualmente devido à diarreia. Estudos realizados em 14 países africanos demonstram que os medicamentos para crianças estão disponíveis em apenas 35 a 50 por cento das farmácias.

A lista dos 30 medicamentos prioritários menciona cinco fármacos que são necessários urgentemente, mas que ainda não existem, na prevenção e tratamento da tuberculose, em particular para as crianças infectadas com HIV e para a assistência aos recém-nascidos.

"Medicinas produzidas em forma líquidas são mais caras do que em comprimido ou pó e são também mais difíceis de armazenar, empacotar, e transportar, devido ao seu volume, peso e necessidade de refrigeração. A lista esboçada conta fabricantes exactamente o que eles devem produzir encontrar necessidades de países", explicou Hans V. Hogerzeil, director do Departamento para Medicinas Essenciais e Regulamentos Farmacêuticos, da OMG.

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOSSO ARQUIVO

NOSSOS VISITANTES