O Programa Provincial de Luta contra a Sida, do Departamento de Saúde Pública e Controlo de Endemia, em Benguela, traçado para o primeiro trimestre do ano em curso foi cumprido na ordem de 90 porcentos, de acordo ao relatório a que o Uhayele M’ombaka teve acesso, esta quarta-feira, 20 de Abril de 2011.
Perpétua Chaluca, supervisora provincial de luta contra a Sida |
Conforme o documento, as acções realizadas cingiram-se na redefinição das acções do programa de 2011, na integração de serviços na província e consolidação dos dados estatísticos de 2010.
No que toca aos equipamentos, segundo o relatório, os medicamentos, testes e reagentes o programa conta com 5 aparelhos de CD4 em 4 unidades estatais e uma privada e verifica restrições nos reagentes para os mesmos aparelhos, sobretudo os da marca partec.
Já os aparelhos de hematologia e bioquímica funcionam em pleno com excepção o da unidade hospitalar da Ganda.
De acordo com o documento, os antiretrovirais e medicamentos das doenças oportunistas estão garantidos e o abastecimento é feito com regularidade pelo instituto nacional de luta contra a sida, Inls e médicos do mundo.
Os centros de aconselhamento de testagem voluntaria (CATV), a cobertura do programa é total, porquanto a testagem móvel a cobertura é de 90 porcentos com meios, lê-se ainda no informe assinado pela supervisora do Programa Provincial de Luta contra a Sida, Perpétua Chaluca.
Sem comentários:
Enviar um comentário