O Coordenador adjunto do programa nacional do controlo da malária, Nilton Saraiva, aconselhou hoje, terça-feira, em Luanda, a todas as grávidas a utilizarem continuamente os mosquiteiros impregnados com insecticida, por formas a se protegerem dos mosquitos e evitarem a malária.
Fonte:Angop
o responsável referiu que ao longo da gestação a mulher fica mais propensa a muitas doenças, principalmente a malária, daí a necessidade de se ter um maior cuidado.
“Toda gestante torna-se mais flexível e susceptível a contrair doenças infecciosas entre outras, por isso peço que tenham paciência de se protegerem de tais pandemias", frisou.
Adiantou que a incidência da malária na grávida é de cerca de 70 porcento e que entre 100 mulheres concebidas, 60 adoecem com a patologia, o que tem preocupado os profissionais de saúde.
Disse ainda que a mortalidade da grávida é alta, sendo 25 porcento, pelo qual tem sido feito um grande esforço para a sua redução.
Aconselhou a todas grávidas a fazerem as consultas pré-natais para que o técnico de saúde lhes dê orientações específicas sobre os cuidados a ter.
Sem comentários:
Enviar um comentário