PÁGINA OFICIAL DA DPS BENGUELA

ÓRGÃO OFICIAL DO GABINETE DE COMUNICAÇÃO E IMAGEM DA DIRECÇÃO PROVINCIAL DA SAÚDE DO GOVERNO DE BENGUELA.



SEJAM BEM-VINDOS AO NOSSO PORTAL DE INFORMAÇÃO, OBRIGADO PELA OPÇÃO. DISFRUTE DE TODA INFORMAÇÃO SOBRE A VIDA SANITÁRIA DA PROVÍNCIA DE BENGUELA.

ESPERAMOS QUE LHE POSSAMOS SER ÚTIL. FELIZ ANO NOVO E MUITAS BOAS REALIZAÇÕES NO ANO DE 2012.



terça-feira, 12 de abril de 2011

Fármacos de malária são os mais utilizados

A utilização de fármacos anti-maláricos como componente principal no tratamento da malária, representa o método mais utilizado, excluindo os métodos associados e interactivos ligados à educação sanitária e condições de habitação, frisou hoje, terça-feira, em Luanda, o coordenador adjunto do Programa Nacional de Controlo da Malária, Nilton Saraiva.

Fonte: Angop
O responsável referiu que as estratégias de controlo da malária têm sido comprometidas pelo aparecimento de resistência parasitária, actualmente disseminada por todas as áreas onde a malária é endémica.

Nilton Saraiva disse ser preocupante a resistência à cloroquina, sulfadoxina-pirimetamina e ao quinino.

Explicou que o parasita plasmódium falciparum, o mais destacado das quatros espécies causadoras da malária humana, apresenta fenótipos de menor susceptibilidade a dois ou mais medicamentos, um fenómeno conhecido por (Multi drug resistance) MDR, o que limita em muito a escolha dos antimaláricos para os programas terapêuticos utilizados no controlo da doença.

Segundo o coordenador, actualmente as metodologias disponíveis e utilizadas para avaliar a resistência aos antimalaricos são baseadas na falência terapêutica em testes "in vivo", e na avaliação da actividade antimalarica em culturas de parasitas em testes "in vitro".

Fez saber que o seu sector, tem como objectivos específicos identificar a resistência a sulfadoxina pirimetamina no esquema do tipo na grávida, determinar o perfil fenotípo das espécies plasmodium implicadas e fazer a caracterização genotípica das falências terapêuticas, através de mercadores moleculares.

Adiantou ainda que combater a malária na grávida tem sido um grande desafio, pelo qual foi introduzido um novo método de tratamento feito em duas doses de sulfadoxina pirimetamina, vezes fansidar durante o segundo e terceiro mês de gestação, afirmando que esta prática pode reduzir cerca de 10 porcento a mortalidade materna e abortos espontâneos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOSSO ARQUIVO

NOSSOS VISITANTES