PÁGINA OFICIAL DA DPS BENGUELA

ÓRGÃO OFICIAL DO GABINETE DE COMUNICAÇÃO E IMAGEM DA DIRECÇÃO PROVINCIAL DA SAÚDE DO GOVERNO DE BENGUELA.



SEJAM BEM-VINDOS AO NOSSO PORTAL DE INFORMAÇÃO, OBRIGADO PELA OPÇÃO. DISFRUTE DE TODA INFORMAÇÃO SOBRE A VIDA SANITÁRIA DA PROVÍNCIA DE BENGUELA.

ESPERAMOS QUE LHE POSSAMOS SER ÚTIL. FELIZ ANO NOVO E MUITAS BOAS REALIZAÇÕES NO ANO DE 2012.



terça-feira, 5 de abril de 2011

Hemoterapia do Hospital do Chongoroi já tem banco de sangue

A secção de hemoterapia do hospital do Chongoroi ganhou, (04/04), no âmbito das celebrações dos nove anos de paz efectiva em Angola, um novo banco de sangue, inaugurado pelo administrador municipal Francisco Albertino Augusto Miguel.
Francisco Miguel que falava em exclusivo ao Uhayele M´ombaka, durante a cerimónia de inauguração, reconheceu ser resolvido a preocupação do regedor municipal, que em todas as reuniões do conselho de auscultação social tocou sempre na “tecla” para a existência do banco de sangue no município. 
O chefe do executivo daquela municipalidade manifestou a sua gratidão pelo facto da inauguração, ter resolvido o problema de se transferir doentes à Benguela ou Cubal para uma transfusão de sangue.
“É um trabalho que levou muito tempo, é uma necessidade prioritária. Na altura, o percurso de 150 quilómetros até a sede da província fazia com que estes perdessem as suas vidas, estamos de parabéns”, reconheceu.
O administrador fez saber ainda que com a inauguração desta dependência do hospital municipal do Chongoroi, o município está a dar passos firmes para o seu desenvolvimento, e que as pessoas saibam que o município tem um banco de sangue.
Por seu turno, o chefe de repartição municipal Augusto Cacope, disse que o seu pelouro trabalhou com a direcção provincial e com o hospital geral de Benguela no sentido de formar o pessoal desta área. “Numa primeira fase vai funcionar com três técnicos que assegurarão o atendimento”, sublinha.  
No mesmo diapasão, ao do administrador, corrobora o director geral do hospital municipal do Chongoroi, Orlando Jacinto disse que com a abertura da secção de hemoterapia diminuirá as viagens da ambulância para Benguela.
Pelo que, acrescentou, “só passaremos a transferir doentes por especialidade e já não com problemas de anemia”, realçou.
Para ele o principal problema do município do Chongoroi era mesmo a falta de sangue, pelo que o director do hospital pediu as pessoas de boa fé a organizarem-se em grupos para fazer a doação de sangue, para arrecadar sangue para o hospital, de modo que quando aparecerem os pacientes a necessitar tenhamos um estoque.
A funcionar com três técnicos formados pelo hospital geral de Benguela, a hemoterapia tem a capacidade de atender um dador por hora, e vai proporcionar mais serviços a população.
A par do banco de urgência, análises clínicas, maternidade, pediatria, medicina geral, consultas pré e pós-natal, secção do programa alargado de vacinações, centro de aconselhamento e testagem voluntária do VIH sida, secção de isolamento para tratamento da tuberculose.
Com uma capacidade de internamento para 60 pacientes, o hospital atende diariamente 30 a 45 pacientes por dia.

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOSSO ARQUIVO

NOSSOS VISITANTES