PÁGINA OFICIAL DA DPS BENGUELA

ÓRGÃO OFICIAL DO GABINETE DE COMUNICAÇÃO E IMAGEM DA DIRECÇÃO PROVINCIAL DA SAÚDE DO GOVERNO DE BENGUELA.



SEJAM BEM-VINDOS AO NOSSO PORTAL DE INFORMAÇÃO, OBRIGADO PELA OPÇÃO. DISFRUTE DE TODA INFORMAÇÃO SOBRE A VIDA SANITÁRIA DA PROVÍNCIA DE BENGUELA.

ESPERAMOS QUE LHE POSSAMOS SER ÚTIL. FELIZ ANO NOVO E MUITAS BOAS REALIZAÇÕES NO ANO DE 2012.



terça-feira, 12 de abril de 2011

Registados mais de três milhões de casos de malária

Três milhões e duzentos mil casos de malária foram registados em 2010, em todo o país, informou hoje, segunda-feira, em Luanda, o coordenador-adjunto do programa nacional do controlo da malária, Nilton Saraiva.
fonte: Angop

Nilton Saraiva referiu que em 2009 foram alistados cerca de 3 milhões e 700 mil casos, tendo uma redução de 400 mil acontecimentos.

Fez saber ainda que, no ano passado registaram-se seis mil óbitos, uma diminuição de quatro mil em relação ao ano anterior, salientando que a enfermidade pode ser tratada e a morte evitada.

Segundo o responsável, é objectivo do sector reduzir cada vez mais o número de mortes para atingir as metas preconizadas, que é o de reduzir a morbi-mortalidade por malária em cerca de 80 porcento até 2015.

Explicou que para o combate da doença, têm realizado intervenções integradas com relação ao controlo dos casos sintomáticos, e ao controlo do vector que é o mosquito de género anofoles.

As acções incidem também na distribuição de mosquiteiros, desde o ano passado, de forma intensiva para se atingir a cobertura universal e medicamentos, salientando que foi introduzido uma nova droga combinada com artemisinina.

“A nossa meta é que todas as unidades sanitárias funcionais no país devem utilizar de forma correcta esta droga, e temos vindo a recomendar a não utilização das mono drogas e mono terapias que induz a resistência dos medicamentos.

O coordenador adiantou que algumas províncias ainda são alvos de preocupação, porque foram verificados aumentos de casos, com destaque para as províncias do Kwanza Sul, Benguela, Huíla, Malanje e o Huambo.

Este ano, disse, estão a ser reforçadas as intervenções para se reverter a tendência que a doença teve nestas localidades.

O medicamento mais eficaz para o combate à malária em Angola é o fármaco "coarten".

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOSSO ARQUIVO

NOSSOS VISITANTES