O coordenador adjunto do programa nacional do controlo da malária, Nilton Saraiva, considerou hoje, terça-feira, em Luanda, já existir alguma mudança de comportamento por parte da população, quanto as necessidades de prevenção e controlo da malária.
Fonte: Angop
Nilton Saraiva fez saber que tal facto é fruto de várias intervenções, através de agentes comunitários de saúde, que passam a informação sobre os cuidados a terem para estarem isentos da doença.
De acordo com o responsável, a população tem sido orientada transversalmente por um programa específico de informação, educação e comunicação, através de mobilizações comunitárias por mensagens sobre o seu comportamento diante da enfermidade.
Segundo o coordenador, o impacto já é visível, mas o seu sector tem feito estudos frequentes, no sentido de se conhecer as atitudes e práticas com relação a patologia.
O medicamento mais eficaz para o combate à malária em Angola é o fármaco "coarten".
Foram registados em todo território nacional três milhões e duzentos mil casos de malária em 2010, tendo uma redução de 400 mil casos, em relação ao ano anterior.
Sem comentários:
Enviar um comentário