PÁGINA OFICIAL DA DPS BENGUELA

ÓRGÃO OFICIAL DO GABINETE DE COMUNICAÇÃO E IMAGEM DA DIRECÇÃO PROVINCIAL DA SAÚDE DO GOVERNO DE BENGUELA.



SEJAM BEM-VINDOS AO NOSSO PORTAL DE INFORMAÇÃO, OBRIGADO PELA OPÇÃO. DISFRUTE DE TODA INFORMAÇÃO SOBRE A VIDA SANITÁRIA DA PROVÍNCIA DE BENGUELA.

ESPERAMOS QUE LHE POSSAMOS SER ÚTIL. FELIZ ANO NOVO E MUITAS BOAS REALIZAÇÕES NO ANO DE 2012.



quinta-feira, 7 de abril de 2011

Resistência microbiana esclarecida no Balombo

A resistência anti-microbiana foi explicada, esta quinta-feira 07 de Abril, pelo médico especialista em microbiologia, Dr. Pedro Gomes, numa palestra durante acto central que teve lugar defronte ao hospital municipal do Balombo, como sendo uma das principais preocupações da OMS, organização mundial da saúde.
Segundo o especialista, que falava em exclusivo ao Uhayele M´ombaka, a resistência microbiana é consequência do uso inadequado de medicamentos, pelo que se aconselha quando se faz uma medicação deve se cumprir com as doses prescritas, que deve ser suficiente e cumprido na sua íntegra.
Pedro Gomes realçou ainda que a medicação deve ser feita do primeiro dia ao último dia, se nós não orientarmos o paciente a cumprir com a medicação completa ou se este interrompe a medicação ou a dosagem, depois de um tempo torna-se resistente.
“O medicamento que utilizamos para combater seja bactéria, fungo ou parasita não é eficaz, ou porque a dose é pequena ou porque não se cumpriu com a medicação. E quando o doente volta ao hospital se tomar a mesma medicação a doença torna-se forte”.
Para ele se não se toma um antipalúdico com uma dose completa adequada ou se o paciente interrompe sempre a medicação, depois de um tempo apanha a malária resistente e muita complicada em combate-la, esse é um exemplo, sublinhou, sustentando que todas as doenças infecciosas, causadas por bactérias, parasitas e fungos tem o mesmo comportamento, já tem um tratamento de defesa e fica um tratamento sem efeito.
Segundo o especialista em microbiologia para os doentes que fazem tratamento ambulatório não há nenhum acompanhamento do técnico de saúde, “ há casos em que o doente já tomou quatro comprimidos dos 10 previstos e sente-se bem, e deixa de tomar, mas depois de um tempo dá conta que tem os mesmo sintomas e se for ao hospital e o médico tornar a receitar o mesmo fármaco chega a ter problemas e muitas vezes não eficaz”.
O médico aconselha os pacientes com hábitos de automedicar-se a deixarem de faze-lo e procurarem sempre um técnico de saúde para acompanhar a sua medicação. “
Pedro gomes acredita que com a municipalização dos serviços de saúde os técnicos de saúde estarão mais próximos das populações com vista a prevenir tais situações de resistência microbiana.
Assistiram a palestra o director provincial da saúde, Dr. Valentino Caliengue, o director provincial dos antigos combatentes e veteranos da pátria, Jorge Sapesse, o administrador municipal do Balombo e sua adjunta, Julio Silva Kwanza e Lúcia Chilepa, respectivamente quadros seniores do sector, técnicos de saúde e convidados.
A OMS escolheu, este ano, o tema a resistência anti-microbiana com o slogan: “se não actuarmos hoje, não haverá cura amanhã”.

Na ocasião foi lida a mensagem da OMS em alusão a data, pelo chefe de departamento provincial de saúde pública e controlo de endemias, dr. António Manuel Cabinda.

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOSSO ARQUIVO

NOSSOS VISITANTES