A directora médica da Chevron, Ana Ruth, afirmou hoje, em Luanda, que a má utilização dos fármacos anti-palúdicos pode levar à resistência e a erros de diagnósticos.
A responsável, que falava durante um evento alusivo ao Dia Mundial na luta contra a malária, acrescentou que anualmente são introduzidos novos fármacos no mercado, pois a má utilização destes leva com que haja resistência aos demais medicamentos.
“Se não fizermos uma utilização própria e eficaz os anti-palúdicos seguros, até um certo tempo, também tornam-se resistentes. Esta é a grande luta também a nível da Organização Mundial da Saúde”, frisou.
Adiantou ainda que as pessoas em uma fase inicial da doença recorrem a farmácias ou a mercados onde, infelizmente, a venda dos medicamentos é feita sem receitas, levando a que muitos façam uma medicação de uma forma incorrecta.
“A auto medicação pode levar a erros de diagnósticos, a escolha de uma terapia inadequada pode retardar o reconhecimento de uma doença, com a possibilidade de agravá-la”, disse.
Sem comentários:
Enviar um comentário